quarta-feira, 21 de abril de 2010

Feriado celebra Dia de Tiradentes no Brasil

Feriado nacional celebra o Dia de Tiradentes nesta quarta-feira 21 de abril em todo Brasil
De acordo com a Maior Agenda de Datas Comemorativas do Mundo, criada pelo mineiro Franklin Lopes celebramos hoje o Dia da Inconfidência Mineira (1792), Dia nacional pela paz no trânsito, Dia nacional das policias militar e civil, Dia da união nacional, Dia dos metalúrgicos, Dia da latinidade, Dia de Brasilia, Distrito Federal (1960), Dia estadual da liberdade em São Paulo, Dia paulistano do pedagogo, de 21 a 27 Semana dos direitos humanos na rede pública estadual de ensino (São Paulo), de 21 a 28 Semana municipal Tancredo Neves (São Paulo), Dia da fundação da ACM Mineira, Dia da fundação de Roma (753 a.C), Dia dos administradores nos EUA, Dia global do serviço voluntário juvenil, Dia estadual do líder comunitário (Rio Grande do Norte).
Tiradentes
Em 21 de abril é comemorado o Dia da Conjuração Mineira, homenagem aos personagens do movimento iniciado no Século XVIII, em Minas Gerais.
O movimento, influenciado pelo iluminismo europeu, lutava pela liberdade e independência do povo brasileiro, e é considerado um dos mais importantes da história do país.
O principal líder do movimento foi Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi enforcado dia 21 de abril de 1792.
Tiradentes se tornou um dos maiores nomes da história do Brasil e em sua homenagem 21 de abril foi instituído feriado nacional pela lei 4.867, de 9 de dezembro de 1965.
Imagem ilustrativa, pois são raros os registros ainda que em quadros, de Tiradentes no dia 21 de abril de 1792 com cabelos curtos e sem barba, informa o Vale News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!