quarta-feira, 7 de abril de 2010

Celebramos hoje o dia do jornalista

João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, foi morto por inimigos políticos
De acordo com a Maior Agenda de Datas Comemorativas do Mundo, criada pelo mineiro Franklin Lopes, celebramos nesta quarta-feira (7) Dia Nacional do Jornalista, também comemora-se o Dia Estadual do Jornalista nos Estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.Hoje também é lembrado o Dia Mundial da Saúde, Dia da Saúde Pública no Distrito Federal, Dia da Abdicação de Dom Pedro I, Dia Estadual do Corretor em São Paulo, Dia do Médico Legista, Dia da Mulher em Moçambique, Dia dos Moinhos em Portugal, Dia do Rasqueado, Dia Internacional para Reflexão do Genocídio em Ruanda (1994), Dia da Prevenção da Saúde no Japão e Dia da Rádio Patrulha.

Dia Mundial da Saúde - O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde. Ao longo da história da humanidade, o saneamento ambiental tem sido o instrumento mais eficaz para a promoção da saúde.
Dia do jornalista no Brasil - O Dia do Jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa. É comemorado no Brasil em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o "Dia do Jornalista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!