sexta-feira, 9 de abril de 2010

Celebramos hoje o dia nacional do Aço

De acordo com a Maior Agenda de Datas Comemorativas do mundo, criada pelo mineiro Franklin Lopes celebramos nesta sexta-feira 9 de abril, o dia nacional do aço, dia estadual do metalúrgico em São Paulo, dia da estátua do grande Buda no Japão e dia da energia nuclear no Irã.
Em 1700 a.C., já havia a forja do ferro, feita pelos hititas. Em 1100 a.C, os egípcios faziam instrumentos de ferro, bem como os gregos. Heródoto, filósofo grego, escreveu sobre armas fabricadas com aço, na Grécia, em 450 a.C. No século V a.C., os chineses usavam o ferro carcrirado, chamado mais tarde de "ferro-gusa".
De acordo com o Dicionário Houaiss, AÇO é "liga de ferro e carbono (de 0,2% a 1,8% deste, no máximo), que pode conter outros elementos e que endurece pela têmpera".
O aço é um produto obtido por meio do refinamento do ferro-gusa, obtido no alto-forno, com, geralmente, um elevado teor de carbono e impurezas.
No Brasil, a produção siderúrgica teve início em 1925, quando a Usina de Sabará, pertencente à Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, tornou-se a primeira usina integrada da América do Sul a utilizar o carvão vegetal como redutor. Click e veja matéria completa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!