quinta-feira, 22 de abril de 2010

Celebramos 510 anos do Descobrimento do Brasil

No dia mundial da Terra celebramos 510 anos do Descobrimento do Brasil
De acordo com a Maior Agenda de Datas Comemorativas do Mundo, criada pelo mineiro Franklin Lopes celebramos nesta quinta-feira 22 de abril o Dia Mundial da Terra, Dia Internacional do Guarda Rodoviário, Dia do Descobrimento do Brasil (1500), Dia Olímpico Universitário, Dia do Agente de Viagem, Dia estadual dos Imigrantes (Rio de Janeiro), Dia da FAB - Força Aérea Brasileira, Dia da Aviação de Caça, Dia da Mandioca, Dia Nacional da comunidade luso-brasileira, Dia estadual da comunidade luso-brasileira em São Paulo e Rio de Janeiro, Dia da árvore na América do Norte (EUA).
Terra
O Dia Mundial da Terra é comemorado em cerca de 140 países e teve sua origem em 1972, como evento dos Estados Unidos. A adoção da data partiu do Congresso daquele país onde o meio ambiente é tema muito popular.
Brasil
Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.
Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje como Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!