segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tribuna da Fronteira: Pedro Pedreira Conversando com Você


TRIBUNA DA FRONTEIRA
Prefeito Chico Maia, vice prefeito Flávio Barbosa (Pato) recebendo as chaves da prefeitura de Bela Vista das mãos do ex prefeito Garibaldi.
HORA DA VERDADE
Antes de mais nada queremos dizer que não vamos colocar nossos equipamentos e materiais em cima de um caminhão e sumir no mundo, vender o pouco que juntamos trabalhando duro nos últimos 30 anos e abandonar o barco que, segundo muitos, está afundando. O barco, meu camaradinha é BELA VISTA
PRIMEIRO
Acreditamos que o "barco Bela Vista" está apenas navegando numa tempestade, concordamos que a escolha do comandante não foi feliz, mas... A tempestade vai passar e o comandante ainda vai aprender a navegar, com um pouco de humildade, estender as mãos, ele vai encontrar marinheiros que o ajudarão a levar o barco a porto seguro. Afinal de contas, ELE é o único responsável pela tripulação e passageiros, não vai querer passar a história como o comandante que afundou o barco.
UM GRITO DESESPERADO
Um grito desesperado ecoa na Internet (ORKUT), é de um belavistense, ou de uma belavistense que brada por socorro, "salvem a nossa cidade", indignado (a) fala da atual situação das ruas da cidade, dos imensos buracos, de uma cidade onde o povo parece anestesiado, indiferente, lembrando os milhares de judeus homens, mulheres e crianças que seguiam em fila em direção aos fornos crematórios. Gente, eu ouvi o grito desse (a) belavistense, senti, também, os nossos pioneiros se indignarem nos túmulos, vi Valter Escobar Nunes, Álvaro Mascarenhas, Eli de Araujo Barbosa, Clovis Marcelino, Geraldo Murano, Peri de Almeida Melo, junto com fazendeiros que abriram no muque e na marra pastagens para seus gados, implantando fazendas e fazendo da vila cidade; vi os militares do glorioso Regimento Antonio João que vieram de suas cidades de origem para morrer em defesa da pátria e do solo histórico banhado pelo Apa. Gente, eu viajei ao passado, vi erros e acertos, algumas injustiças, mas vi, sobretudo, homens e mulheres com imensos sacrifícios construírem uma cidade. Não podemos e não vamos perder a ALMA de Bela Vista.
O GRITO NA INTERNET
Não fala apenas das deficiências que hoje explodem em cada canto da cidade em todas as áreas, saúde, educação. Há falta de projetos a curto e médio prazo que poderão gerar mais empregos e renda para um povo esperançoso. O grito fala, também, da falta de alegria, uma cidade com um povo festivo, recebendo a todos com fidalguia, hoje a exemplo de um doente terminal vive à espera da passagem com fé e esperança num mundo melhor.
NÃO, NÃO PODEMOS
Mais ficar à espera de um "mundo melhor", temos que ir à luta, com fé, determinação e coragem para superar quaisquer obstáculos. Não queremos, e não vamos, ser motivos de piadas de moradores de cidades vizinhas que souberam superar o medo de pelo menos TENTAR, arriscar, ousar e avançar.
O POVO
Os eleitores, numa eleição estranha e eivada de controvérsias, num quadro tumultuoso elegeu o prefeito Chico Maia, naquele momento, ele, Chico representava as mudanças, o mesmo Chico que nos visitava aqui no jornal periódicamente, aquele Chico que administrou Caracol, numa fase feliz, Zeca no Governo, Lula no Governo, DM instalada no município, gerando empregos e renda na construção da estrada para Murtinho e Bela Vista (pavimentação asfáltica), também, estranhamente, perdeu a eleição para Maria Odeth, essa prefeita que hoje está revolucionando Caracol, assim diz o povo, então fica a pergunta, o que realmente está acontecendo? Chico herdou dívidas que corroem os cofres da Prefeitura? Houve substancial queda da arrecadação? Houve aumento no quadro de funcionários? O Governo federal, do PT, abandonou um prefeito do seu partido, o PT?
UM AMIGO
E amigo também do prefeito Chico Maia, disse que ele passou por momentos difíceis, problemas de saúde, e disso nós entendemos, nosso diretor já enfrentou uma esclerose múltipla (é isto mesmo) e venceu; nossa ex diretora enfrentou transplantes de rins mal sucedido, diálise, nesta área, de problemas de saúde, somos PHD, nem por isto o jornal deixou de circular e abandonamos o barco, sei não, acho que tudo é problema de FÉ, de ter Deus no coração, de saber superar as mágoas, perdoar e estender as mãos. Dessa vida nada se leva, a não serem nossas experiências, aprendemos é preciso ser BOM, errar menos e humildade para viver com os companheiros de caminhada.
GOVERNADOR ANDRÉ
Amigo do Abraão, do Alcir, o seu PMDB aqui é forte, terra do Moka, da Mariza, do Marcio, governador, Bela Vista precisa do senhor, do seu jeitão tipo trator de esteira, para ajudar o nosso povo, precisamos de obras e verbas para atender as estradas vicinais, a Saúde, Educação, a realização de eventos (ninguém é de ferro), pavimentar ruas, cuidar de nossas creches, e se não for pedir demais, uma indústria, qualquer uma, que vá gerar empregos.
Faça as pazes com o prefeito, por nós, pelo povo, esqueça as mazelas, estenda as mãos. Bela Vista será grata.
POR HOJE É SÓ
Mas semana que vem voltaremos, vamos aprofundar os nossos questionamentos, lembrando que no dia 20 de fevereiro o jornal comemorará 39 anos de circulação, estamos do mesmo jeito, igualzinho a 1972, com fé e muito entusiasmo. Molhamos o nosso corpo nas águas do Apa e aqui fincamos raízes, porque a terra é mágica.
Coluna publicada semanalmente no Jornal Tribuna da Fronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!