terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Conheça a vida e obra do Deputado Federal Edson Girotto


Filho de Alcides e Malfair, Edson Giroto nasceu em Oscar Bressane pequena cidade do interior paulista, no dia 23 de setembro de 1959. É o mais velho de quatro filhos, sendo os outros três Ivan, Fernando e Cláudia. Casado com Rachel Giroto tem três filhas Tainá, Isabela e Vitória.
Na sua cidade natal viveu toda a infância e adolescência. Desde muito cedo começou a trabalhar no posto de gasolina da família, inicialmente como frentista. Com o tempo vendo a
dedicação do filho, seu pai, montou uma pequena borracharia e com o resultado desse trabalho Giroto , custeou seus estudos na Faculdade de Lins. Posteriormente fez curso de especialização na área de transportes.
Desde 1985, mora em Mato Grosso do Sul, onde iniciou sua carreira profissional, exercendo as funções de engenheiro, empresário, Secretário de Obras de Campo Grande e Secretário de Obras e Transporte do Estado.
Curriculum vitae
Em Mato Grosso do Sul, como engenheiro recém-formado realizou obras em Dourados, Paranaíba, Ponta Porã e Corumbá, onde construiu as sedes das prefeituras de Ladário e Corumbá, a escola estadual Gabriel Vandoni de Barros, o Ginásio Municipal de Esportes, os apartamentos funcionais da Marinha e a revitalização da planta industrial da Cimento Itaú.
Em Paranaíba conheceu o também jovem médico, André Puccinelli, de quem se tornou grande amigo e que mais tarde seria seu mentor político. Em 1996, foi coordenador da campanha de Puccinelli a prefeito de Campo Grande, e em 1997 assumiu a seu convite o cargo de Secretário de Obras do Município, cargo este que ocupou nos dois mandatos de Puccinelli a frente da Prefeitura.
Também atendendo a um convite, permaneceu à frente da Secretaria de Obras nos dois primeiros dois anos
de mandato do sucessor de Puccinelli, o atual prefeito Nelson Trad
Filho.
Eleito governador, André Puccinelli convocou seus braço direito Giroto, para mais uma vez ser o Secretário de Obras e Transportes do Estado, cargo que ocupou até 2010, quando se filiou ao Partido da República e foi lançado pré-candidato à Deputado Federal.
Durante sua passagem pela Secretaria Estadual de Obras e Transportes, foi também presidente do Consetrans – Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Transporte. Como
presidente do Consetrans, foi instituído em nível nacional o PNLT – Plano Nacional de Logística de Transporte, que possibilitará a integração das modalidades de transporte rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário, no que é conhecido como sistema inter-modal.
Ainda como presidente do CONSETRANS, incluiu no Plano Pluri-Anual PPA, a integração das hidrovias Paraná e Tietê, a concessão para o Estado dos seus portos fluviais, a construção do ramal ferroviário ligando Mato Grosso do Sul à ferrovia Norte/Sul, a duplicação da BR- 163 e a
pavimentação da MS 419, ligando as cidades de Rio Verde e Aquidauana.
Foi também presidente da AGESUL – Agência Estadual de Gestão e de Emprendimento , coordenador do Sistema Integrado de Projetos do CODESUL e presidente do Conselho da Sanesul.
Como Secretário de Obras e Transporte, teve papel relevante na implantação do programa MS Forte.

Um comentário:

  1. Quanto a sua atuação na política é nota 10 agora diga-nos qual é a sua espiritualidade? como vc a desenvolve? quais sseus valores emrelação à vida? Por favor, responda-nos objetivamente. Gostamos do seu trabalho, precisamos saber do seu espírito, seu coração.
    Maria Dourado - Grupo do "Terço em Amília" Campo Grande-MS.E-mail: m.dourado@ig.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação!