sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Continua "caçada" em busca do fundador do Wikileaks

Não há qualquer ordem de prisão contra fundador do site Wikileaks, Julian Assange, no território europeu, afirmou seu advogado. O jornalista é acusado de ter cometido crimes sexuais na Suécia.

"Não há mandado de prisão contra ele. Houve um alerta vermelho da Interpol, o que não é um mandado, alertando as autoridades para monitorar os movimentos dele", disse Mark Stephens, advogado de Assange, à Reuters.
Stephens disse, nesta quinta-feira (02), que Assange deseja conversar com as autoridades suecas, mas recusou revelar seu paradeiro devido às ameaças de morte feitas contra o jornalista. Disse, ainda, que seu cliente não foi informado sobre as acusações.
Na última terça-feira (30), a Interpol anunciou que tinha emitido um "alerta vermelho" pedindo a colaboração das autoridades de todo o mundo para que Assange fosse preso.
"O pedido de prisão foi devolvido à Scotland Yard (polícia britânica) porque está fora da lei e não tinha efeito", rebateu o advogado.
No entanto, na Suécia, país em que Assange costumava se exilar, existe um pedido de prisão por suspeita de "estupro, moléstia sexual e coerção ilegítima", mas o fundador do Wikileaks não foi formalmente acusado de nenhum crime no país, destacou o Portal Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!