quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CIRS: Governo Federal quer reforçar policiamento na fronteira

O Governo Federal recebeu um documento confeccionado pelo Ministério da Integração Nacional com 34 propostas de combate a vulnerabilidade da fronteira nacional, especialmente quanto à entrada de drogas e armas contrabandeadas no Brasil.
As cidades sul-mato-grossenses de Bela Vista, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Corumbá, Coronel Sapucaia e Mundo Novo foram apontadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência Urbana da Câmara dos Deputados como principais portas de entrada de armas e drogas no Brasil.
Em 140 páginas, o trabalho entregue ao presidente Lula (que será colocado em prática pela presidenta Dilma) exibe carências de políticas públicas específicas para essas localidades e constata a facilidade que o contrabando tem para passar pelos 15,7 mil quilômetros de fronteiras terrestes.
De acordo com o Estadão, uma característica especial desse vasto território é a presença das chamadas cidades-gêmeas. Na prática, são cidades vizinhas, separadas apenas pela fronteira entre os países. Em alguns casos, isso se resume ao simples gesto de atravessar uma rua, como em Ponta Porã, em MS, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai.
O estudo do governo mostra que, se as cidades-gêmeas podem ajudar na desejada integração da faixa de fronteira, representam também um caminho de acesso ao Brasil para o tráfico e para o contrabando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!