quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Rio Apa sobe 4,80 metros alaga bairros e praia na fronteira


Moradores usam caiaque na Praia do Pompilio
Nas últimas 36 horas choveu certa de 150 milímetros em Bela Vista na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, fazendo com que o Rio Apa atingisse a marca dos 4,80 metros alagando a praia do Pompilio.
Na tarde quinta (18) o vereador Getulio Lino que mora nas proximidades da “praia” aproveitou para andar de “caiaque”. Ele disse que nos dias de sol “costumamos jogar bola na praia, em época de cheia só de caiaque, esperamos que pare de chover já tem muitos desabrigados”.
De acordo com Getulio Lino a maior cheia dos últimos tempos aconteceu em 1998 quando o rio Apa cobriu as traves das goleiras do futebol de areia da praia.
Na manhã desta quinta o presidente do Rotary Clube de Bela Vista, José Garibaldi da Rosa Neto mencionou a nossa reportagem que na Fazenda Boy Jaguá, o medidor pluviométrico marcou 150 milímetros.
Já na medição da casa de captação de água do SAAE – Serviço Autônomo de Águas e Esgotos, o funcionário Valterli Luis informou que o nível do rio Apa esta com 4,80 metros e subindo.
Por causa das chuvas na nascente do Rio Apa, entre elas o Rio Perdido provocou o alagamento nos dois lados da fronteira, desabrigando dezenas de ribeirinhos dos bairros Baixada Corinthiana, Baixada Fluminense e Água Doce, já no lado paraguaio da fronteira o bairro Apa é o mais atingido, além das imediações da ponte internacional.


Fonte:CIRS -Lile Corrêa*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!