Lile Corrêa*
Moradores das ruas: Santo Afonso e Tribuna da Fronteira no centro de Bela Vista na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, denunciaram na manhã de quinta (11) que “pelo menos 22 pessoas já foram vitimadas pela dengue na nossa região, nós fizemos uma contagem”, mencionou o morador Arlan Brum.Segundo eles, a prefeitura deverá mostrar a população qual a realidade da dengue no município, mas omite as informações, tem surto de dengue em Jardim e Porto Murtinho e “aqui na fronteira não é diferente”.Esta semana um advogado, um jornalista, o presidente da União de Estudantes e uma funcionária do Fórum também foram vitimas do mosquito Aedes Aegypti.O presidente da União de Estudantes de Bela Vista, Julio dos Santos pegou dengue semana passada, teve que fazer repouso forçado, ele mencionou que "tive febre alta e a minha pele ficou igual lingüiça toda pintada de branco e vermelho".
Outro lado
A prefeitura de Bela Vista, através da secretária de Saúde, informou a secretaria de Estado de Saúde que já foram notificados 264 casos de dengue no município.
Nossa reportagem ligou para a secretaria de Administração e Saúde, Ângela Baggio para se pronunciar a respeito das denúncias apresentadas pelos moradores na Cidade FM 106,3, mas ela “não atendeu ao celular”, estava viajando para Florianópolis (Santa Catarina).
Estado
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, em Boletim Epidemiológico número 3 apresenta levantamento das semanas epidemiológicas 1 a 5 (até 06/02), mostram que a situação da dengue no Estado é de 7.991 notificações de casos da doença, tendo dois óbitos em investigação em Campo Grande (MS).
Até o momento, oficialmente são 996 casos confirmados por critério laboratorial, cinco casos de dengue com complicação e cinco de febre hemorrágica de dengue, 384 casos descartados e 6.602 casos suspeitos. A equipe da Resposta Coordenada no Monitoramento da Dengue considera como fonte de informações de notificações o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Brasil
Em todo o Brasil, foram notificados 42.956 casos de dengue entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro deste ano, contra 72.234 no mesmo período de 2008. O boletim informa que, até dia 13 de fevereiro, foram registrados 66 casos de Febre Hemorrágica de Dengue (FHD) com três óbitos. Quanto aos casos de Dengue com Complicação (DCC), houve 75 notificações com duas mortes nesse mesmo período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!