sábado, 20 de fevereiro de 2010

Chuvas provocam alagamento em Murtinho


Estradas alagadas e intransitáveis deixam moradores da zona rural ilhados

O município de Porto Murtinho, cuja sede administrativa se encontra localizada a cerca de 435 km de Campo Grande, encontra-se em estado de alerta devido às fortes chuvas que caíram nos últimos dias em todo o seu território.Conforme informações oriundas da cidade, as três principais estradas que cortam o município encontram-se intransitáveis, deixando no isolamento moradores da Colônia Ingazeira (onde se localiza o Destacamento do Exército Brasileiro, na divisa com Vallemy, no Paraguai), a 56 km de Porto Murtinho, e da Colônia Cachoeira, localizada a 84 km da cidade.Os moradores da região da Fazenda Pirizal, em pleno pantanal, também estão completamente sem acesso à sede do município ou a outras regiões do Estado.
Na estrada que dá acesso á Colônia Cachoeira, quatro pontes ruíram e os alunos que estudam em uma escola da região ainda não iniciaram o ano letivo.Na Colônia Ingazeira a situação é a mesma: de desolamento e isolamento completo. Boa parte da estrada está debaixo d’água e com não está passando nenhum tipo de veículo.
A situação é caótica.Morando há mais de 10 anos na Fazenda santa Carmem, no pantanal, o mirandense Celso e sua esposa Maria dizem que nunca viram tanta água de uma só vez em um mesmo lugar.Os habitantes da área rural, de uma maneira geral, mostram medo de que o município passe por uma enchente histórica. Alguns estão deixando as área sem que residem a pé, uma vez que é impossível trafegar motorizado em qualquer região do município.
Em caso de emergência o único meio de locomoção é pelo ar, através de aeronaves.
O prefeito Nelson Cintra (PSDB) decretou estado de emergência em todo o território murtinhense. A última enchente das mesmas proporções da deste ano aconteceu no ano de 1982, portanto a quase três décadas.
(Com informações do radialista e vereador Edicarlos Lourenço da Rádio Alto Paraguay de Carmello Peralta – PY). Fotos: Toninho Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!