sexta-feira, 12 de março de 2010

Chimarrão com Pimenta número 13

Esta semana o Chimarrão com erva “tertúlia”, diz o Toro Loko que é muito boa, cevado com camomila, pimenta malagueta e erva doce. Como fundo musical a música “Agora agüenta nóis” do Tchê Garotos! Coluna com treze tópicos só pra contrariar a “moçada” do senadinho! 1. Presidente
Do senadinho é o Leonelson que fez uma “festa” de arromba celebrando mais um aniversário. Contou-me ele, que teve companheiro que saiu miando, chamando urubu de gaivota. Enquanto falava com ele o meu amigo Julinho todo serelepe não parou um instante, ao atender ao celular a dona patroa orientando o “língua preta” para as tarefas do dia a dia. Vai daí que...
2. CIPP
Foi maravilhoso poder receber os amigos no domingo no stand do CIPP na Expora, meus agradecimentos a todos que la estiveram, somos eternamente gratos, falo em nome da Cidade FM e CIRS (Clube de Imprensa da Região Sudoeste). Obrigado pelo apoio aos amigos Leandro Costa Filho, Alcir e Denise Mendonça, Parra, Cecilia, Luciana, Carlos Solis, Fabricio Gamalho, Chico Gimenes, Daniel Puka Valdez, Ronei Fuchs e Jean Pierre Paes Martins, Diovane Cesar, Paulo Rocaro e demais colegas. Na cobertura para o programa Povo na TV SBT meu agradecimento a Renata e Dirceu Sousa Pires.
3. Conversa
Animada ao pé do ouvido, eu vi no stand do Clube de Imprensa de Ponta Porã, entre um ex-prefeito e um futuro prefeito. No diálogo, registrado pelos fotógrafos, sucessão municipal e estadual. Voltaremos!
4. Meu dedo
O Carlos Solis que foi o assador oficial do stand da CIPP durante a Exporã, soltou uma “pérola”. Esse pessoal o gordo e o magro, quase que comemoram o meu dedo, parei to cansado de servir eles!
5. Ciumenta
Colega de Imprensa não agüenta mais a namorada que liga de manhã, à tarde e a noite, para saber aonde ele vai com quem esta e qual o tema da reportagem.
Imagine quando eles ficarem noivos, vai daí que ele esta querendo chutar o “pau da goiabeira”.
6. Passado
Diz o adágio popular que “lobo é lobo”, agora com pele de cordeiro, mas se deixar ele volta a atacar, por isso todo cuidado é pouco.
7. Edil
Acostumado a visitar o Senadinho e fazer intriga entre a classe política, edil da região de fronteira, foi lembrado por colega de Imprensa que no passado não muito distante um cabelo longo e loiro quase derrubou a sua casa.
Vai daí que “não se deve cutucar onça com vara curta”.
8. Gaivota Pantaneira
Essa eu li na coluna “Gaivota Pantaneira” que o vereador Ramão de Deus não compareceu à sessão da Câmara Municipal e o pessoal ficou preocupado com a ausência do tranquilíssimo edil. Gaivota pantaneira que conhece os trilhos do parlamentar democrata disse que o Ramãozinho não apareceu para trabalhar porque teria ido para as ruas pedir que os internautas votem numa enquête de um site da cidade, que está perguntando em quem o leitor votaria para deputado estadual. “O Ramão está perdendo para o Chico Gimenez e quer reverter a situação”, disse a gaivotinha. Aí é demais, hein?
9. Mais Poder
De Brasília vem a noticia que a Câmara dos deputados aprovou projeto que dá poder de polícia para as Forças Armadas Brasileiras nas regiões de fronteiras.
Pelo texto aprovado será permitido, por exemplo, aos militares, fazerem patrulhamento, revista de pessoas e veículos, aeronaves e prisões em flagrante.
10. Peso de Lula
Nos próximos dias, a Confederação Nacional da Indústria deve divulgar nova pesquisa Ibope sobre a sucessão presidencial. Os pesquisadores do instituto foram a campo entre os dias 5 e 10 de março, como fazem a cada três meses por encomenda da CNI.
A pesquisa Ibope/CNI foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 5429/2010, o objetivo é saber o “peso do presidente Lula na eleição”.
11. Peso de Lula 2
Foram 2002 entrevistas pessoais em todo o país, o que dá uma margem de erro máxima de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Veja aqui a íntegra do questionário aplicado pelos pesquisadores.
- Pergunta que não quer calar: Quais as cidades pesquisadas e quantas pessoas por cidade?
12. Curiosidades do 13
Lembrei do meu amigo Zagallo tetracampeão pela seleção brasileira, aquele do “vocês vão ter que me engolir”, supersticioso gosta do número treze.
Na mitologia nórdica encontramos uma lenda sobre isso. Odin, chefe de uma tribo asiática, estabeleceu na Escandinávia seu reino. Para administrá-lo, celebrar os rituais religiosos e predizer o futuro, Odin teria escolhido doze sábios, reunindo-os em um banquete no Valhalla, morada dos deuses. Loki, o deus do fogo, apareceu sem ser convidado e armou uma grande confusão. Como invejava a beleza radiante de Balder, deus do Sol e filho de Odin fez com que Hodur, o deus cego, o assassinasse por engano. Daí veio à crendice de que 13 pessoas reunidas para um jantar é desgraça certa.
13. Letra Hebraica
Essa lenda é semelhante, ao episódio da Ultima Ceia de Jesus Cristo. Participaram dessa ceia sagrada os doze apóstolos e Cristo, num total de 13 pessoas. Também aí o final foi infeliz: a crucificação e morte de Cristo, numa sexta-feira.
Na antiga numeração hebraica, os números eram representados por letras. A letra que indicava a quantidade treze era a mesma usada para a palavra morte.
No “Chimarrão com Pimenta” o tópico e coluna número treze é mera coincidência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!