quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Rio Apa transborda e coloca em alerta a fronteira

Moradores próximo ao Rio Apa estão preocupados
Lile Corrêa*
O rio Apa que liga Bela Vista na fronteira do Mato Grosso do Sul com Bella Vista Norte Paraguai, transbordou na manhã de quinta (21) e esta fora do seu leito natural, desabrigando moradores do lado brasileiro da fronteira, os bairros mais atingidos são a Água Doce, Baixada Fluminense e Baixada Corinthiana, além da praia do Pompilio.
De acordo com a Rede Água Pé, na bacia do Apa existe regiões alagadas perto de sua foz, depois que o rio Perdido deságua no rio Apa, o volume aumenta muito e a baixa declividade da região propicia a formação dos pantanais e alagamentos.
A Bacia do Apa tem uma importância especial por ser transfronteiriça entre Brasil e Paraguai. Abrange sete municípios brasileiros no Mato Grosso do Sul: Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Bonito e Jardim. Em território paraguaio influencia os municípios de Bella Vista, Pedro Juan Caballero, Concepción, San Carlos e San Lázaro. Estende-se por uma área física de 17.000 KM2, com aproximadamente 75% em território brasileiro.
A população esta em estado de alerta, pois na semana passada a Defesa Civil noticiou que havia atendido dez famílias por causa dos alagamentos ocorridos na “Princesa do Apa”. Na quarta (20) choveu das 7h às 17h, na fronteira, confirmando o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia sobre trovoadas, ventos, chuva forte e queda de temperatura para o Mato Grosso do Sul nesta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!