sábado, 30 de janeiro de 2010

Agente de Saúde combate a dengue sem luvas de proteção

Lile Corrêa*
Prefeitura deveria ter “mais cuidado” com a saúde dos Agentes
Lile Corrêa*
O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil tem sido um herói na luta para combater o mosquito Aedes Aegypti causador da dengue, dengue hemorrágica e febre amarela urbana.
Em Bela Vista na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, após o anuncio de ações nas cidades de Jardim e Porto Murtinho, com focos de dengue que preocupam a população da região sudoeste, a prefeitura de Bela Vista "realiza mutirões para evitar epidemia de Dengue", segundo nota da Assessoria de Imprensa, com assinatura de Pauliane Amaral.
Na matéria enviada a Imprensa traz depoimento do prefeito de Bela Vista "Quero agradecer a toda aos nossos agentes de saúde pela dedicação nesses mutirões. Sei que sem o trabalho deles fica difícil combatermos o mosquito. Vale lembrar que somos uma cidade fronteiriça e o mosquito não respeita barreiras. Por isso também queremos pedir que os nossos vizinhos paraguaios também nos ajudem nessa luta”, pediu o prefeito Chico Maia do PT.
O “mutirão” da prefeitura foi documentado com fotos pela assessoria de imprensa, entre elas de um agente comunitário de saúde recolhendo "lixo" sem as luvas de borracha e máscara de proteção, mostrando que a prefeitura deveria ter mais “cuidado com a saúde dos agentes”.
A ação contra a dengue no município começou segunda-feira (25), o prefeito Chico Maia não participou, pois só retornou a cidade na quinta-feira (28), ele estava em Campo Grande (MS).
A população pode ajudar no trabalho dos agentes eliminando os criadouros do mosquito da Dengue (potes com água, pratos de vasos de planta, cacos de vidro no muro, calhas de telhado entupida, bebedouros de animais) além da vedação das caixas d’água.
Polêmica sobre uso de larvicida
Sindicato denuncia larvicida usado pela saúde - O Sindicato dos Servidores em Saúde (Sindsaúde) denunciou os danos alérgicos que o pesticida usado pelas equipes municipais de saúde de Natal (RN) vem causando nos agentes de endemias.
Ministério da Saúde diz que larvicida usado no combate à dengue é seguro. A resposta esclarece dúvida levantada pelo Sindicato dos Agentes de Saúde sobre os riscos do novo produto para quem o manipula.

Um comentário:

  1. fui agente de endêmico de A. dourada por 5 anos fazia meu trabalho normal como todos agente mas em A. Dourada tudo e política saúde,esporte,educação, cultura etc. poriso q fui demitido pq la em America dourada matem lei do silencio até onde esse nosso Brasil vai.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação!