sábado, 23 de janeiro de 2010

Moradores querem saneamento básico na fronteira

Bairro Espírito Santo tem esgoto a céu aberto em Bela Vista
O repórter Edson Fernando filmou na manhã de sábado (23) o jornalista Lile Corrêa fazendo “apelo” a prefeitura bela-vistense administrada pelo prefeito Chico Maia (PT) solicitando em nome dos moradores a implantação de saneamento básico (esgoto) no bairro Espírito Santo em Bela Vista, na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
Na reportagem as imagens mostram “o esgoto a céu aberto” colocando em risco a saúde da população através de doenças e focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela urbana.
No momento da reportagem um cachorro usou uma “ponte” para não passar por dentro do esgoto.
A falta de saneamento básico além de prejudicar a saúde da população, eleva os gastos da saúde com o tratamento às vítimas de doenças causadas pela falta de abastecimento de água adequado, sistema de tratamento de esgoto e coleta de lixo. Segundo estudo da Coordenação de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 68% das internações nos hospitais públicos é decorrente de doenças provocadas por água contaminada.
O tratamento de esgoto sanitário é o serviço de saneamento básico mais deficiente no Brasil. De acordo com o IBGE, mais da metade dos 5.507 municípios brasileiros existentes, pelo menos em 2000 não dispunha do serviço. Bela Vista com 101 anos de existência e uma população de 24.970 habitantes tem no bairro Espírito Santo um dos mais carentes da “Princesa do Apa” e fica a 1.000 metros do centro comercial localizado na Avenida Barão do Ladário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!