quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Bela Vista forma mais uma turma do Proerd



Para quem mora na fronteira, sabe que as drogas fazem parte do dia a dia, e a melhor maneira de vencê-las é investir na educação das crianças.
Mais uma iniciativa de sucesso aconteceu na tarde de quarta (9) com a formatura de mais uma turma de alunos do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, na escola municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Bela Vista na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
Uma solenidade de entrega de diplomas e certificados de agradecimentos foi realizada no pátio da escola que é referência na fronteira na realização de projetos sociais e ambientais.
O programa teve 17 aulas de formação, e a escola Perpétuo Socorro, realiza o Proerd pelo segundo ano consecutivo, trabalhando na prevenção ao uso indevido de drogas do quinto ano do ensino fundamental, ensinando as os estudantes a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.
Nesse segundo semestre de 2009, o Proerd foi aplicado em cinco escolas bela-vistenses e já atendeu desde sua implantação cerca de 500 crianças da faixa etária de 9 a 12 anos de idade.
A solenidade educacional teve na mesa das autoridades a presença da diretora da escola professora Francisca Balta, professora Vanusa representando a secretaria de Educação, Carmina Brites; o Cabo PM Januário Fleitas, instrutor do Proerd e representante do Comandante da 2ª Cia PM de Bela Vista (Major Paulo César Cândido Gonçalves); a presidente do Conselho Escolar Sônia Aparecida Marques Carvalho Fukaya.
Os alunos do 5º ano A receberam acompanhamento da professora Maria Cicera que recebeu o certificado amiga do Proerd e os alunos do 5º ano B foram acompanhados pelo professor Rildo Garahi que recebeu o certificado amigo do Proerd.
Na solenidade aconteceu apresentação cultural “a dança paraguaia”. Além de apresentações de redações sobre o Proerd com premiação para os alunos Roberto Ibarra Delgado e Luis Felipe Louvera.
A aluna Thalia realizou o juramento dos alunos “proerdiano” mencionando “prometo resistir às pressões, controlar minhas tensões, cultivar o amor próprio e as drogas dizer não”.
Emoção
Os estudantes receberam seus certificados das mãos dos pais, autoridades e professores, vale o registro do estudante Marco Antônio, no momento da foto, sua mãe diz a ele “vou tirar foto, não vim preparada, sai de casa correndo para não perder a hora da formatura...”
O filho não perdeu tempo deu um abraço na mãe e respondeu “o importante é que você esta aqui, eu te amo desse jeito mesmo”.
Para o instrutor do Proerd Cabo Fleitas “seus filhos são maravilhosos e agora têm a missão de serem multiplicadores na luta pela resistência as drogas”.
A diretora Francisca Balta mencionou que “estamos defendendo a nossa escola, pois aqui estão os melhores professores, alunos, funcionários e pais, nós estamos educando para cidadania resgatando valores com ação e reflexão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!