terça-feira, 10 de agosto de 2010

Jornalistas protestam contra violência aos profissionais de mídia

Dois dias antes da visita ao país de relatores sobre a liberdade de expressão da ONU e da Organização dos Estados Americanos (OEA), centenas de jornalistas protestaram no México, nesta segunda-feira (09), contra a violência e intimidação aos profissionais de imprensa. Foram realizadas manifestações em 14 cidades mexicanas, segundo a Agência Angola Press.

O protesto serviu também para pedir que os jornalistas se unam para condenar a falta de avanços na investigação de 64 assassinatos e 11 desaparecimentos ocorridos, desde 2000 no país. Além disso, eles contestam o recrudescimento da violência contra os profissionais de imprensa por parte do crime organizado.
Os organizadores lembraram que o México é "o país mais perigoso do continente (americano) para exercer o jornalismo", mas não houve uma "atuação urgente do Estado mexicano, dos Governos e das autoridades judiciais, federais e estaduais" para conter as agressões.
Na capital mexicana, cerca de 500 jornalistas protestaram em silêncio, mostrando cartazes com os dizeres "Sem jornalistas não há informação", e com fotografias de colegas assassinados, em uma mobilização pacífica que terminou em frente da Secretaria de Governo, destacou o Portal IMPRENSA.
Na Foto da AFP, jornalista vitima de sequestro reebe ajuda da policia mexicana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!