sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CPJ condena governo de Hugo Chávez por censurar o El Nacional

O Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ) condenou o governo do presidente venezuelano Hugo Chávez por ter censurado o jornal El Nacional, que não poderá publicar fotos e textos sobre violência. Em nota divulgada na última quarta (18), a entidade afirmou que a ação tem como objetivo intensificar a perseguição à imprensa livre da Venezuela.
Em entrevista ao jornal O Globo, o diretor do CPJ, Carlos Lauria, ressaltou a importância de se pressionar as autoridades venezuelanas para que não cometa abusos contra a liberdade de expressão. Lauria lembrou que, em 2009, Chávez foi impedido de aprovar um projeto de lei que faria com que jornalistas fossem presos caso publicassem matéria criticando seu governo.
O El Nacional, segundo o coordenador do CPJ, oferecia informações sobre a violência na Venezuela que as emissoras de rádio e TV não transmitiam mais, e que censurar o veículo para que não publique reportagens sobre o tema seria uma forma de privar o leitor sobre assuntos que interferem em seu cotidiano, informou o Portal IMPRENSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!