segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rio Apa em Bela Vista transborda com chuvarada

HORIZONTE MS
Cristiana Carneiro Foto: Maristela Santos

Desde o dia 21/6, muitas famílias residentes as margens do Rio Apa em Bela Vista (MS), estão sendo resgatadas por Policiais Militares Ambientais (PMA), em virtude das enchentes.

Os últimos três dias de chuvas fez com que o Rio Apa transbordasse, avançando inicialmente a conhecida Praia do Pompílio, em seguida, atingindo outras localidades de perímetro urbano.

Mais de 40 famílias desabrigadas estão sendo encaminhadas pelo Exército até abrigos públicos oferecidos pela prefeitura. A população e os policiais permanecem em alerta, já que o nível do rio continua subindo.

Saiba mais sobre Bela Vista

A cidade de Bela Vista está localizada no sul da região Centro-Oeste do Brasil, á sudoeste de Mato Grosso do Sul e na fronteira com o Paraguai. A cidade é banhada pelo rio Apá, um dos principais do estado de Mato Grosso do Sul.

As primeiras famílias foram os Lopes, segundados pelo Barbosas. Em 1864, estoura a Guerra do Paraguai e a região se torna palco de violentos encontros. No dia 21 de abril de 1867, o Coronel Camisão atravessa a Rio Apa, ocupa, no Paraguai, o Fortim Bela Vista e marcha até Laguna, de onde inicia a épica Retirada, que se constituiu numa das mais belas páginas de nossa história.

A região que sofrera total esvaziamento, voltou, 5 anos depois, a receber novos moradores. Retornaram os Lopes, sobrinhos do Guia Lopes; os Barbosas, leite, Ferreira, Pedra, Loureiro, Escobar, Melo e tantos outros pioneiros intrépidos que constituíram a grandeza de Bela Vista.

O município foi criado pela Lei n° 502, de 3 de outubro de 1908 e a sede municipal só foi elevada à categoria de cidade, por força da Lei nº 772, de 16 de julho de 1918. Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Atualmente Bela Vista, também conhecida por Princesa do Apa, possui cerca de 25 mil habitantes. Entre seus filhos ilustres podemos citar o cantor Ney Matogrosso, o empresário Ueze Zahran e o atleta Raffael Nogueira. Data do aniversário da cidade: 20 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!