sexta-feira, 27 de maio de 2011

11º Congresso Nacional da Conam debate políticas públicas para habitação e saúde

Rádio Lider FM esta com a delegação do MS fazendo a cobertura do evento nacional

Desde ontem dia 26 e vai até domingo dia 29, acontece através da Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores) o 11º Congresso nacional da entidade, que visa debater as políticas públicas desenvolvidas para as cidades.
Realizado na cidade de Praia Grande, o Congresso vai estabelecer diretrizes para temáticas como Moradia, Saneamento, Transporte e Mobilidade Urbana e o Sistema Único de Saúde.
Já foram confirmadas as presenças do ministro da Saúde, das Cidades e do presidente da Caixa Econômica Federal. Estarão presentes também diversas entidades dos movimentos sociais e aliados da luta comunitária brasileira. Para Bartíria Lima da Costa, presidente da Conam, o objetivo do evento é ampliar as discussões voltadas às plataformas de luta do movimento. “Os principais temas de discussão serão a moradia e a saúde. A política das cidades e a reforma urbana são sempre temas fortes. Na saúde, vamos discutir a regulamentação de recursos e o fortalecimento do SUS. Precisamos nos organizar, levantar temas importantes no encontro e, assim, mobilizar e engajar a sociedade nessa luta por melhores condições de moradia”, ressalta. “Esse encontro é uma consequência do trabalho que realizamos nas sessões plenárias”, pontua Bartíria.
A presidente da Conam ressalta que, a partir dos relatos de desafios cotidianos das lideranças presentes, o movimento precisa ter uma agenda organizada. “Vamos discutir amplamente assuntos como a PEC 285, da Moradia Digna, que está em tramitação no Congresso”, exemplifica.
Além das lutas por melhores condições de moradia, Bartíria acredita que uma das mesas mais aguardadas é a do Sistema Único de Saúde, que abordará o fortalecimento e o controle social do SUS. “Essa mesa gera expectativa. Existe uma grande necessidade em saber os rumos da saúde pública”.
A Conam é uma entidade do movimento popular comunitário com o papel de organizar as federações estaduais, uniões municipais, associações comunitárias, entidades de bairro e similares.
Atualmente, a Conam reúne mais de 550 uniões municipais de associações de moradores, com presença em 26 estados da Federação e no Distrito Federal.
Mato Grosso do Sul
A Delegação do MS tem como presidente Francisco Alencar Antunes, vice- presidente Valdo Pereira da FAMEMS com cerca de 90 delegados representando as Associações de Moradores do MS. Representando Ponta Porã, o Diretor da Defesa Civil Mauro Camargo, radialista Valdir Amaro e jornalista Lile Corrêa.
O Diretor Presidente da Rádio Web http://www.fminterativams.com.br/ esta fazendo cobertura do Congresso para Campo Grande (MS).
(Com informações da Conam, Vermelho e CTB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!