quarta-feira, 9 de maio de 2012

No MS, internauta usa facebook para cobrar prefeitura de Bela Vista


Renan Zacarias
Bom dia amigos!
Segue em primeira mão um artigo pra vocês.
Em especial, aos belavistenses.
Nosso dinheiro: De onde veio e pra onde foi

Eu preciso saber.
Chegou a hora de regionalizar um pouco a coisa. Mas acredito que todos os municípios do país forneçam as ferramentas necessárias para atiçar a curiosidade da população, principalmente dos eleitores em ano de pleito. Utilizei esses meios para rastrear a remessa Federal de dinheiro para os cofres da Prefeitura Municipal de Bela Vista. Tenho alguns dos os números das publicações oficiais on line do município, onde não constam o destino certo de verbas. Esses números servem para uma solicitação oficial, onde como brasileiro nato, eu tenho o DIREITO de saber onde foi parar o dinheiro.
O que vem me incomodando nos últimos dias é o trapo que está minha cidade natal. As ruas estão quase intransitáveis, de tanto buraco. Em alguns lugares, o asfalto já virou terra, a saúde está um caos.

E é por falta de dinheiro. Os órgãos municipais estão trabalhando apenas meio período para economizar. E a última coisa que me indignou de vez foi o pedido da Secretaria Municipal de Educação para que os professores fizessem uma espécie de “quermesse” com o intuito de arrecadar dinheiro para realizar serviços de manutenção nas escolas. Tudo no boca a boca, claro. Ninguém é louco de assinar um ofício pedindo isso. E EU TENHO PROVAS! - Antes que alguém me chame de leviano. Minha mãe, que é professora, levou um senhor bolo de chocolate para vender. Aliás, todo dia ela leva café pronto, porque lá na escola dela não tem. Inclusive, às vezes ela vai e volta de moto táxi, porque de vez em quando o transporte público não atende aos professores. E o pior, a prefeitura não paga o Piso Nacional da Educação, nem mesmo depois que o prefeito assinou uma lei se comprometendo a pagá-lo.

Bem, agora eu quero saber onde foram gastos os R$ 345.106,38, do Crédito Adicional Suplementar por Excesso de Arrecadação disponibilizado para a Secretaria de Educação em janeiro de 20011. A finalidade eram obras nas escolas públicas, tendo em vista que elas não tem nem pintura de cal nova. Onde foram aplicados os R$36.821,30 no segundo semestre de 20011, direcionados para a ASSOCIACAO DE PAIS E MESTRES DA ESCOLA MPEPG JARBAS PASSARINHO? Ou os R$46.576,20 da ASSOCIACAO DE PAIS E MESTRES DA ESCOLA MPEPG ENOLY LOUREIRO ASSIS? Quero saber dos R$ 242.500,00 liberados para o Proinf em julho de 2011, de um total de R$ 942.500,00. Esse convênio trata apenas da construção e reaparelhagem das escolas.

Acho que minhas dúvidas são sobre gastos muito antigos. Quero saber então onde foram parar os R$ 48.055,47 liberados em janeiro de 2012, de um total de R% 101.238,57, destinados à reestruturação e reaparelhagem das escolas? Tem também uma liberação de R$ 299.087,20, no último dia 13 de janeiro, destinado à CONSTRUCAO DE ESCOLA(S), EM ATENDIMENTO AO PLANO DE METAS ARTICULADAS (Programa Federal “Todos Pela Educação”). O total desse convênio, mas ainda não liberado, chega a R$ 598.174,40. E os professores vendendo bolo nas escolas para comprar lâmpadas, concertar canos...

Não menos importante, mas ainda estou intrigado. Quero saber onde estão os R$ 493.100,00 destinados à aquisição de unidades habitacionais em novembro de 2011. Opa! Eu PRECISO saber onde foram parar R$ 20.000,00 destinados para a Saúde em julho de 2011, que até agora consta como “DESCRIÇÃO PENDENTE DE DEFINIÇÃO”. São só duvidas. Quer conferir mais números? Siga o link: http://bit.ly/Jsxdg7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!