sábado, 23 de fevereiro de 2013

Prefeitos prestigiam aniversário do Regimento Antônio João



Prefeitos de Antônio João, Bela Vista e Bella Vista Paraguai participam da Solenidade do Aniversario do 10° Regimento de Cavalaria Mecanizado Regimento Antonio João

Lile Corrêa (com informações e Fotos: Edinho Corrêa)*
Na manhã de sexta-feira (22.02) aconteceu a Solenidade de Formatura e Desfile Militar alusivo ao aniversário do 10º RC Mec, sob o comando do Tenente Coronel Eduardo Papaléo Spangenberg Chaves. O evento contou com a participação do General de Brigada Lourival Carvalho Silva comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Vice Prefeito de Caracol Horácio Godoy, Prefeito de Bela Vista Abraão Armoa Zacarias, Prefeito de Bella Vista Norte Miguel Loutero e Prefeito de Antônio João, Selso Luiz Lozano, presidente da Câmara de Vereadores bela-vistense, Jair Bispo.
Em entrevista a Rádio Bela Vista 1440 Khz, ao radialista Julio César, o prefeito Selso Lozano destacou "a importância do regimento Antônio João para Bela Vista e Antônio João, aonde temos instalado a Colônia Militar dos Dourados, nós somos parceiros do Exército Brasileiro na manutenção da estrada que dá acesso ao Monumento Antônio João e pretendemos instalar na entrada do trevo de acesso à Colônia Militar um monumento para dar mais visibilidade aos turistas que visitam a nossa fronteira".

A Historia

O 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado (10º R C Mec) é uma unidade do exército brasileiro, localizado no município de Bela Vista, no estado de Mato Grosso do Sul. A organização militar é subordinada ao Comando Militar do Oeste, pertencendo à 9ª Região Militar e orgânica da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada com sede em Dourados.
De acordo com o site do Exército Brasileiro, oriundo da Companhia de Cavalaria de Mato Grosso, criada em 1839, com sede em Cuiabá, tinha por missão dar segurança aos pequenos núcleos de povoamentos originários das antigas pousadas dos bandeirantes e manter a posse da terra, ora em expansão.
A ocupação do Mato Grosso foi lenta e, por vezes, verificavam-se incursões estrangeiras que adentravam na área, particularmente ao sul da Província Isso determinou a mudança da sede da Unidade por várias vezes, para atender à necessária presença militar nos sertões do então Mato Grosso, e ao mesmo tempo em que mudavam as denominações da força de Cavalaria. Na época em que a Unidade denominava-se 1º Corpo de Cavalaria de Mato Grosso e encontrava-se estacionada na Vila de Nioaque, junto à região fronteiriça do Baixo Pantanal, ocorreu a Campanha do Mato Grosso, na Guerra da Tríplice Aliança, onde o Regimento participou sob o comando do Ten Cel José Antônio Dias da Silva.

Nesse episódio, encontrava-se destacado do 1o Corpo o 1º Ten Antônio João Ribeiro, comandante da Colônia Militar dos Dourados e que em dezembro de 1864 cumpriu o seu papel histórico de antepor-se à invasão estrangeira.

Em 1866, com a denominação de 1º Corpo de Caçadores a Cavalo, uniu-se à coluna organizada no Rio de Janeiro para fazer frente à invasão paraguaia. Na oportunidade, a Unidade era comandada pelo Capitão Pedro Rufino.

Em 10 de dezembro de 1906, agora com a denominação de 7º Regimento de Cavalaria Ligeira, ocupou as suas atuais instalações em Bela Vista. Devido ao seu passado histórico, o Exército concedeu em 30 de dezembro de 1938, ao então 10º Regimento de Cavalaria Independente, o estandarte e a denominação histórica de "Regimento Antônio João". Em 1985 recebeu a denominação atual de 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!