Lile Corrêa*
O prefeito eleito Selso Lozano (PT) acompanhado vice-prefeito Antônio Cesar Pereira Flores (Baby do PSDB), vereador Thiego Holosbach (Dem), presidente do Sinted de Antônio João - Joel Aparecido Barbosa Pereira, futuro secretário de educação antonio-juanense Eudmar Dauzacker (Sombra) e Junio Barbosa participam de 31 de outubro à 03 de novembro do 18º Encontro de Professores e Lideranças Guarani e kaiowá que acontece na Aldeia Campestre no município de Antônio João (MS).
Segundo Selso Lozano "participar deste encontro vai nos oportunizar conhecer um pouco mais da realidade dos nossos irmãos indígenas, na minha administração participativa vamos disponibilizar tudo que esteve ao nosso alcance para que a educação indígena seja de ótima qualidade".
Participam do encontro todos os professores e gestores escolares guarani e kaiowá, além de lideranças, rezadores, parlamentares, estudantes e agentes de saúde "tekoha kúera".
O objetivo do encontro anual é articular e fortalecer o movimento indígena, aperfeiçoando a formação e encaminhamento das políticas que os índios querem para o bom funcionamento da educação escolar "em nossos tekoha".
Na noite desta quarta-feira (31) às 20h acontecerá a abertura com rituais de boas vindas "peju porãite" com apresentação das delegações.
Já na quinta-feira (01) será exibido um vídeo sobre o movimento dos professores guarani e kaiowá. Haverá ainda palestra sobre o Histórico da luta do Movimento Guarani e kaiowá (processo histórico, conquistas e desafios) com os palestrantes Léia Aquino e Joel.
Também haverá palestra sobre Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Indígena com palestrante Coordenador Adir Nascimento (UCDB).
Serão formados Grupos de Trabalho que fará leitura e discussão do texto das diretrizes. Na plenária haverá a apresentação dos grupos de trabalho com fechamento a cargo de Adir Casaro Nascimento.
Na programação constam no período da noite homenagem á Amilton Lopes, Zezinho e Antônio Brand.
Para sexta-feira (02) acontecerá à discussão e elaboração de um esboço da matriz curricular das escolas indígenas guarani e kaiowá.
A introdução ao assunto será feita por Eliel Benites. A seguir palestra com Antônio Dari Ramos falando sobre A escola indígena e currículo diferenciado.
Grupos de trabalho e plenária dos grupos.
Relato de experiência de projeto EEI em Caarapó (avanços e desafios).
Sistematização da discussão com apresentação do rascunho do currículo escolar indígena guarani e kaiowá.
No sábado (03) haverá a reformulação da comissão de professores guarani e kaiowá .
Elaboração de estratégias de intervenção e do plano de trabalho da comissão para 2013.
Estratégias para manutenção da comissão, informes e encaminhamentos, CNEEI, CNPI, RECIN - Rede de Cooperação Internacional da Política Linguística.
Situação da CGEEI/SECADI/MEC; Territórios Etnoeducacionais e TEE Cone Sul.
Segundo a programação também entraram na discussão outros assuntos relevantes à educação (formação de professores indígenas, políticas públicas de financiamento da EEI - Ministério Público Federal, FUNAI, SED, UFGD, Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena).
Haverá escolha dos representantes para CNEEI.
O encontro tem o apoio da FUNAI, UFGD, CIMI, OEEI/UCDB, NEPPI/UCDB, prefeituras municipais do Cone Sul, Indigenistas e professores voluntários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!