terça-feira, 25 de setembro de 2012

Filme revela cenas raras de Ney Matogrosso em Bela Vista e marca Festival de Brasília


Éser Cáceres, com informações do #PipocaModerna

Imagens inéditas do cantor Ney Matogrosso em filmagens com a família na cidade sul-mato-grossense de Bela Vista, a 324 quilômetros de Campo Grande, marcaram o 45º Festival de Brasília, realizado neste final de semana.

O documentário 'Olho Nu' foi apresentado no sábado (22) e mostrou o artista, que nasceu em Mato Grosso do Sul, em momentos familiares. Ney Matogrosso teve um relacionamento importante com a capital federal no começo da carreira, e a plateia brasiliense do Festival comprovou a ligação, com a reação ao longa metragem.

Segundo o portal #Pipoca Moderna, o documentário sintetiza  o pensamento de Ney "sem muito compromisso em seguir os padrões de uma biografia". O responsável pela obra, cineasta Joel Pizzini (“Anabazys”), disse que aproveitou a figura do artista para amarrar uma coleção impressionante de imagens de arquivo.

Pizzini se envolveu com o projeto convidado por Paulo Mendonça, amigo de Ney e compositor da música "Sangue Latino", para fazer um especial na TV Brasil, da qual Mendonça é diretor-geral. A ideia logo cresceu com a quantidade de imagens raras reunidas e com o empenho do cantor, que estava decidido a fazer um filme.

Segundo Ingridy Peixoto, do #PipocaModerna, Ney possuía um rico acervo particular, que foi completado por imagens de emissoras e outras vídeos particulares. O produto final foi resultado de cinco anos de montagens com todo o material. Paloma Rocha, produtora do filme e ex-mulher de Pizzini, explicou que pouco foi acrescentado ao vasto arquivo coletado.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sesi leva cinema de graça para Bela Vista e Guia Lopes


FIEMS 

Cine Sesi Cultural, que leva cinema de graça para os moradores das cidades do interior onde não têm salas de exibição de filmes, esteve em Bela Vista e Guia Lopes da Laguna no final de semana com as exibições dos curtas e longas metragens “Os filmes que Eu não Fiz”, “O palhaço”, “Até o Sol Raiar”, “Eu e meu Guarda-Chuva”, “Vida Maria” e “Enrolados”. No caso de Bela Vista, a estrutura está montada em frente ao Paço Municipal, na Rua Santo Afonso, altura do número 660, enquanto em Guia Lopes da Laguna o cinema ao ar livre está instalado na Praça Central.

Em Mato Grosso do Sul, o projeto já foi visto por já foi visto por 98,2 mil pessoas de 30 municípios nos anos de 2010 e 2011 e tem meta de atingir público de 100 mil pessoas em 32 cidades neste ano de 2012. Até o momento, o Cine Sesi já foi visto por mais de 53,6 mil pessoas nos municípios de Cassilândia, Selvíria, Três Lagoas, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Angélica, Fátima do Sul, Itaquiraí, Caarapó, Iguatemi, Eldorado, Mundo Novo, Amambai, Itaporã, Coronel Sapucaia e Paranhos.

No País todo quase 3 milhões de pessoas de 559 cidades espalhadas por 8 Estados foram beneficiadas, caracterizando-se como um festival de cinema itinerante com a proposta de levar cinema para os municípios que não possuem salas de exibição em funcionamento. Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a Diretoria do Sistema Indústria orgulha-se de reunir na primeira etapa 52,2 mil pessoas e 46 mil na segunda edição.

“Esse projeto de responsabilidade social contribui para divulgar as ações do Sesi no Estado e, mais do que nunca, estamos cumprindo com o nosso compromisso de levar cultura e lazer às diversas comunidades do Estado”, disse Sérgio Longen. Para o superintendente do Sesi, Michael Gorski, a continuidade de um projeto, que já beneficiou quase 100 mil pessoas em dois anos de realização em Mato Grosso do Sul, demonstra a preocupação da entidade com a responsabilidade social.

“Por meio do Cine Sesi, estamos mostrando à população do Estado que, além de saúde, educação e cidadania, também podemos levar cultura e lazer para as cidades do Estado”, pontuou Michael Gorski. Os produtores do Cine Sesi em Mato Grosso do Sul, Luiz Fernando Vitral e Acidália Azevedo, explicam que a estrutura conta com tela gigante e 500 cadeiras, além de projetor de 35 mm instalado dentro do caminhão de onde os filmes serão projetados. “O som possui três vias de 3 mil watts cada e projetor Hi-Light Xenon de 2 mil watts, proporcionando qualidade às exibições”, garantiu Acidália Azevedo, completando que, além da megaestrutura, o público ainda ganha pipoca de graça durante os três dias de exibições de filmes nas cidades beneficiadas.
Confira o restante da programação:
Nova Alvorada do Sul e Bonito (21, 22 e 23 de setembro)
Terenos e Sidrolândia (28, 29 e 30 de setembro)
Bodoquena e Dois Irmãos do Buriti (12, 13 e 14 de outubro)
Rio Verde e Coxim (19, 20 e 21 de outubro)
Naviraí e Anastácio (26, 27 e 28 de outubro)
Corumbá (09, 10 e 11 de novembro)

Eleições 2012: Em Bela Vista, Justiça Eleitoral nega direito de resposta a Abraão Zacarias


João Carlos Velasquez

Em momento algum tentamos denegrir a imagem do representante, fizemos uma matéria técnica, que é de obrigação do Jornalista, informar à população, o que o homem público realizou ou deixou de realizar e, Abrão Zacarias foi prefeito por dois mandatos e culminou com sua última administração com salários atrasados mais o 13º salário, isso em 1996, onde os funcionários realizavam pedágio para angariar fundos para a sua sobrevivência, muitos pais de famílias sabem e vivenciaram isso, principalmente o comércio que sofreu a consequência

O Candidato a prefeito pela coligação “Por Amor a Bela Vista”, Abraão Armoa Zacarias, PMDB – teve negado dois pedidos de direito de resposta solicitado a Justiça Eleitoral, contra o site BelaVistaMS.

O primeiro pedido feito pelo seu advogado João Onofre Cardoso Acosta, em sua petição afirma que em matéria “Dívida de Abraão Zacarias já é superior a 10 milhões de reais com o município de Bela Vista”, não apresentamos a planilha de cálculo, então estava usando a elevada cifra no intuito de denegrir a imagem do representante, numa clara intenção de auferir vantagens eleitorais, já que sou Assessor de Imprensa do Candidato Renato de Souza Rosa, candidato este da Coligação “Reaja Bela Vista”.

Em sua liminar o candidato a prefeito pela coligação "Por Amor a Bela Vista", Abraão Zacarias pede a retirada imediata da referida matéria bem como a publicação do direito de resposta em sua sequencia. Também afirma em seu direito de resposta que coloco em choque a decisão do TRE-MS, por afirmar que Abraão se enquadra na LEI DA FICHA LIMPA.

Para o conhecimento do candidato a prefeito pela coligação "Por Amor a Bela Vista", Abraão Armoa Zacarias, não sou Assessor de Imprensa do candidato Renato de Souza Rosa, e se fosse teria orgulho em ser, assim como em tive em todos os locais o quais prestei assessoria. Em momento algum tentamos denegrir a imagem do representante, fizemos uma matéria técnica, que é de obrigação do Jornalista, informar à população o que o homem público realizou ou deixou de realizar e, Abrão Zacarias foi prefeito por dois mandatos e culminou com sua última administração com mais de 05 (cinco) salários atrasados mais o 13º salário, isso em 1996, onde os funcionários realizavam pedágio para angariar fundos para a sua sobrevivência (e panelaço na prefeitura), muitos pais de famílias sabem e vivenciaram isso, principalmente o comércio que sofreu a consequência.

Quanto o cálculo da dívida ora em questão e que está sendo o seu impedimento de registro de candidatura, o qual o processo se encontra no TSE, para julgamento, não sou leviano para fazer, dizer ou publicar um valor tão exorbitante sem provas.

Como órgão de imprensa legalmente instituído (CNPJ - 12.328.627/0001-55 e JUCEMS – 54101624187), encaminhei um ofício à Assessoria Jurídica solicitando informações quanto ao valor atualizado da dívida do candidato Abrão Zacarias e o município de Bela Vista, (Processo nº 003.06.001708-5, de origem do TC – 08756/1998), já que ela não corre em segredo de justiça.

Foi nos informado que a dívida atual do ex-prefeito Abraão Zacarias é de R$10.474.420,19 (dez milhões, quatrocentos e setenta e quatro mil, quatrocentos e vinte reais e dezenove centavos), até a data de 30 de agosto de 2012. Esse valor ainda deveria ser acrescido das custas processuais, bem como os honorários advocatícios, (publicamos a resposta da Assessoria abaixo).

Só para se ter uma noção se hoje Bela Vista conta com 24 mil habitantes, ele deve para cada cidadão o montante superior à R$ 400,00 (quatrocentos reais), já que esse dinheiro é do cidadão bela-vistense, dos impostos pagos e que deveria estar retornado atraves de  investimentos e obras para o município.

A questão que coloco em choque a decisão do TRE-MS, ali sim está escrito que (reproduzo parte do texto na sua íntegra) “existe um processo de pedido de impugnação de registro de candidatura, solicitado pelo MPE, por entender que se enquadra na Lei da Ficha Limpa e aceito pelo Juiz Eleitoral da 17ª Zona Eleitoral e que se encontra no Tribunal Superior Eleitoral - TSE, em Brasília, já que conseguiu reverter no TRE-MS, por entender que ele não se enquadra na LEI DA FICHA LIMPA”.

Sem comentários.

Já no segundo pedido negado o direito de resposta, bem como a retirada da matéria intitulada “Processo de Abraão Zacarias já se encontra no TSE para julgamento”, o representante alegou que no meio da matéria não informei que ele teve o seu Recurso provido no TRE-MS, por unanimidade, não enquadrando na LEI DA FICHA LIMPA e novamente não apresentei a planilha de cálculo da dívida de Abraão Zacarias (hoje estamos publicando a resposta da Assessoria Jurídica com os devidos valores).

Todas as representações foram negadas, já que a notícia veiculada no site somente ratificou o parecer ministerial, informações públicas, sem qualquer comprometimento direto sobre a moral do representante, apta a atingir sua imagem.

Fatos públicos e de conhecimento da população bela-vistense.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Líder indígena é encontrado morto dentro de rio na região de Bela Vista


Líder Indígena é encontrado morto na fronteira

Campo Grande News


O líder indígena Amilton Lopes foi encontrado morto neste domingo (16), dentro de um rio, próximo a aldeia de Pirakua, em Bela Vista, município que fica a 322 quilômetros de Campo Grande. A informação é da Aty Guasu, assembléia que reúne lideranças indígenas da região sul do Estado.
Segundo comunicado oficial, Amilton Lopes era liderança indígena em nível nacional e internacional e, além disso, era porta-voz da Aty Guasu desde 1980. A causa da morte ainda é desconhecida.
O indígena era uma das lideranças Guarani e Kaiowá que vinha sendo ameaçado de morte, segundo divulgou a assembléia, que cobra investigação policial.
A Polícia Civil de Bela Vista, que vai investigar o caso, informou que foi comunicado do fato hoje à tarde, mas o corpo de Amilton ainda não chegou à cidade.
Segundo os policiais, o caso também foi comunicado à Funai (Fundação Nacional do Índio) de Antonio João.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Em turnê pelo MS, Santorine canta sexta em Bela Vista e sábado em Maracaju

Santorine vai cantar e encantar brasileiros e paraguaios em Bela Vista

Já esta tudo pronto para o show do cantor Santorine que acontecerá na sexta-feira (14) a partir das 23h em Bela Vista na fronteira do Mato Grosso do Sul com Bella Vista Paraguai.

O Sítio São Gabriel será o palco do evento que reunirá milhares de brasileiros e paraguaios que vão conferir a ótima performance do cantor que esta conquistando o sertanejo universitário, emplacando nas rádios o sucesso "Revanche".

Uma ótima estrutura de som, palco, iluminação profissional estará a disposição do público que vai conhecer "in loco" o trabalho de Santorine. Ele faz parte do escritório da dupla César Menotti e Fabiano e estará lançando seu novo CD intitulado “Revanche”

Senado aprova instalação de 'free shop' em 8 cidades de MS


Correio do Estado

O Plenário do Senado aprovou ontem (12) projeto que autoriza o Executivo a instalar lojas francas – os chamados free shops – em 28 municípios caracterizados como “cidades gêmeas” nas regiões de fronteira.

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com o senador Waldemir Moka (PMDB), o projeto deverá beneficiar Bela Vista, Coronel Sapucaia, Corumbá, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas com benefícios semelhantes aos concedidos a lojas instaladas em aeroportos.

Moka acredita que a medida ajudará no desenvolvimento socioeconômico dos municípios localizados na fronteira. “São cidades com comércio pouco desenvolvido. Essa medida poderá gerar não só riqueza nessas localidades, como empregos”, avalia.

Pelo texto, as isenções de impostos para as lojas francas serão definidas pelo Ministério da Fazenda e as mercadorias poderão ter procedência nacional ou estrangeira.

De acordo com a relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), os benefícios tributários só serão concedidos aos turistas em visita ao Brasil e o pagamento das mercadorias poderá ser em moeda nacional ou estrangeira.

Depois de longa negociação com o Ministério da Fazenda e a Receita Federal, o substitutivo de Ana Amélia eliminou a criação do Regime Aduaneiro Especial de Exportação pelo Varejo Nacional (EVN), conhecido como tax free, que era previsto no texto original.

Esse regime tem sido adotado em outros países como forma de estimular a compra por parte dos turistas estrangeiros, e garante a restituição de impostos pagos, notadamente o imposto sobre o valor agregado (IVA).

O projeto segue para a Câmara dos Deputados e, se aprovado, para sanção da presidente Dilma Rousseff.  (Fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero - Foto Lile Corrêa)

sábado, 8 de setembro de 2012

Contagem regressiva para o Show de Santorine em Bela Vista


 será no Sítio São Gabriel 

No feriado de 7 de setembro a equipe de divulgação do Show de Santorine esteve em Bela Vista, na fronteira do Mato Grosso do sul com Bella Vista Norte Paraguai.

Com uma van com sonorização profissional e telão animaram a juventude na Avenida Barão do Ladário, entre os radialistas estava Edinho Corrêa da Zona Dez que escreveu no facebook "Top demais a van de divulgação do Santorine, com a ajuda dos companheiros Jean Pierre e Mendonca Y".

Santorine fará show no Sítio São Gabriel em Bela Vista, na sexta-feira 14 de setembro.

Brasileiros e paraguaios vão conferir a performance do pupilo de César Menotti e Fabiano.

Desde o início do ano, César Menotti e Fabiano fazem comentários no Twitter sobre um cantor chamado Santorine, um goiano de 24 anos que eventualmente participa de shows da dupla.
O cantor, como muitos já imaginam, é empresariado por eles, e faz parte agora do mesmo escritório da dupla, informou o jornalista André Piunti.

A música que esta tocando nas principais emissoras do Brasil é chamada “Revanche”, foi gravada em parceria com César Menotti e Fabiano. O estilo de cantar é diferente, tem influência de cantores de música country e até mesmo de rock. É uma baladinha romântica, do estilo de outras canções dele.

domingo, 2 de setembro de 2012

Senador bela-vistense Moka trabalha por socorro das cidades



Moka destaca MP que prevê socorro a cidades atingidas pela chuva


Aquidauana News

Municípios sul-mato-grossenses que decretarem estado de emergência em decorrência de fatores climáticos passam a dispor de linha de crédito com recursos do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste). A medida está prevista no Projeto de Lei de Conversão da Medida Provisória nº 565/2012, aprovada terça-feira (28) pelo Senado.

Por sugestão do senador Waldemir Moka (PMDB), a MP também prevê a liquidação antecipada das operações contratadas ao amparo do Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa), mediante a antecipação das parcelas vincendas, pelo seu valor atual na data da liquidação.

O senador diz que esse procedimento possibilitará a liberação de garantias e a redução do risco do produtor, que terá seu limite de crédito ampliado para a contratação de novas operações.

Ainda em relação às dívidas cobradas pela Procuradoria-Geral da União, o texto incorporou outra proposta de Moka, que permite ao órgão homologar acordos judiciais de renegociação em 60 parcelas para as dívidas no valor de até R$ 100 mil.

Dívida ativa

Sobre as dívidas rurais em Dívida Ativa da União, do FCO e as de investimento ao amparo do PRONAF, o prazo para que os produtores rurais possam aderir às renegociações foi ampliado para 30 de dezembro de 2013.

“Essa medida ameniza os efeitos das estiagens em muitas regiões do nosso Estado, suspendendo as execuções fiscais e retomando a recuperação da capacidade produtiva de nossos produtores”, avalia Moka.

Ao abrir o prazo para a renegociação, milhares de produtores passam a contar com descontos para regularizar suas dívidas cobradas pela Procuradoria, que variam de 33% a 75%, descontos aplicados inversamente ao tamanho da dívida.

“Ou seja, descontos maiores para dívidas menores e descontos menores para dívidas maiores, lembrando que a renegociação pode ser feita pelo prazo de dez anos”, explica.