domingo, 27 de maio de 2012

IBGE destaca arborização de Bela Vista no MS


Dados do Censo Demográfico 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que Mato Grosso do Sul é o Estado do País com maior número de domicílios que tem em seu entorno com arborização. A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (25), destacou o CG News.

Conforme o Censo, dos 643.373 domicílios, 615.487 apresentavam árvores em seu entorno, um total de 95,67%. Em segundo vem Rio Grande do Sul (81,8%) e em terceiro São Paulo (81,3%).

O município de Bela Vista possui 4.342 casas, sendo que 4.330 domicílios possuíam árvores em seu entorno, representando 99,72%, o maior percentual no Estado.

O município com o menor percentual de arborização é Juti, que possui 1.147 domicílios e destes 659 apresentavam arborização no entorno, 57,45%.

Em Campo Grande, dos 244.997 domicílios, 235.930 tem arborização, número que coloca a cidade na 34º posição no Estado.

O Censo também divulgou dados sobre a iluminação pública em todo o País. O Estado é o 3º do País com maior proporção de domicílios com iluminação pública no seu entorno, em percentual isso represente 97,74%. Em primeiro vem Goiás (97,99%), seguido por Minas Gerais (97,79%).

Conforme o levantamento, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Rio Negro e Chapadão do Sul têm as maiores proporções de domicílios com iluminação no entorno.

O Estado é o segundo maior em proporção de domicílios que tem em seu entorno rampa para cadeirantes. Das 643.373 casas, 90.488 têm calçada adaptada, um total de 14,06%. O Distrito Federal é o que tem mais domicílios com rampa (16,37%).

Das cidades do Estado, Nova Andradina é o município com o maior percentual de domicílios que tem no seu entorno rampa para cadeirante com 40,75%.

Jaraguari é que tem menos acessibilidade nas ruas, dos 623 domicílios, penas 2 domicílios rampa para cadeirantes em seu entorno.

Campo Grande tem 244.997 domicílios no total, sendo que 60.619 domicílios contam com rampa em seu entorno, 24,74%, 6º maior percentual entre os municípios de Mato Grosso do Sul. (Legenda: Paço Municipal Bela Vista e Igreja Santo Afonso - Foto Portal MS)

Empresário Leandro Costa Filho participa de reunião regional do PTC


PTC realiza reunião regional em Bonito e lança pré-candidato

Com a participação de filiados de Bonito, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna e Navirai, o PTC - Partido Trabalhista Cristão realizou uma reunião na noite de sábado (26) no Sindicato Rural de Bonito (MS).
Na oportunidade esteve presente o presidente regional do PTC/MS César Renato Gazola que fez o lançamento oficial da pré-candidatura à vereador de Edvaldo Rebeque Pereira, que ocupa o cargo de segundo vice-presidente do PTC bonitense.

De acordo com Gazola "o Partido Trabalhista Cristão, é o partido da família, um partido que valoriza a pessoa humana, que tem valores diferentes, nosso lider maior é o Senador Delcidio do Amaral que tem nos apoiado incondicionalmente".
Entre os lideres que ocuparam a mesa de honra estiveram além de Gazola e Edvaldo, os correligionários Edmar Pereira Rebeque (1 vice-presidente PTC Bonito), Marcelo Silva (presidente PTC Navirai e pré-candidato à prefeito), Leandro Costa Filho (presidente PTC de Bela Vista), Lorimar Werner Krause (presidente PTC de Guia Lopes da Laguna) e Ronaldo Gil de Queiroz (presidente PTC Bonito).

De acordo com o estatuto do PTC (número da legenda 36) sua luta visa O exercício democrático participativo e representativo; a soberania nacional; a implantação de uma ordem social justa e garantida pela igualdade de oportunidades; o desenvolvimento harmonioso da sociedade com a prevalência do trabalho sobre o capital; articulação com os movimentos sociais, garantindo-lhes representação nos quadros partidários e listas de candidatos, sobretudo nos setores ainda marginalizados; a defesa das instituições políticas livres e democráticas; a defesa intransigente das liberdades individuais, o combate à impunidade e a injustiça, a pregação incansável da fraternidade, do amor e dos valores cristãos.

Logo após o pronunciamento do presidente Gazola e pré candidato a vereador Edvaldo, foi servido um delicioso churrasco aos presentes no encontro. O empresário Leandro Costa Filho estava acompanhado da esposa Evandra, jornalista Lile Corrêa e assistente social Luciana Oliveira. (Fotos: Chris Vasques)

Prefeito de Bela Vista também desiste de concorrer à reeleição



O prefeito de Bela Vista, Chico Maia (PT), engrossou nesta semana a lista de gestores municipais que não disputarão a reeleição. Diante da desistência, sete partidos articulam com o PT o lançamento de um bloco para concorrer contra o pré-candidato Abraão Zacarias (PMDB), ex-prefeito do município.
Representantes do PHS, PSL, PSB, PTB, PSDB e PR se reuniram nesta semana para ratificar o projeto político do bloco. Durante o encontro, os partidos sinalizaram que o pré-candidato a prefeito do grupo será escolhido por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa.
Devem disputar a indicação o médico Renato de Souza Rosa (PSB), a professora Orlanda Freitas dos Santos (PHS), o ex-prefeito Edson Medeiros Moraes (PSL), Mauro Flor da Terra (PR) e Reinaldo Miranda Benites (PSDB). Para atrair o apoio do PT, o grupo cogita ainda incluir entre os pré-candidatos o petista Jari Barbosa.
O escolhido do bloco para concorrer à sucessão do prefeito Chico Maia será definido em junho, próximo do período em que serão realizadas as convenções para homologação de pré-candidaturas. O vice do grupo será o segundo colocado do levantamento.

sábado, 19 de maio de 2012

Ex-prefeito José Garibaldi da Rosa Neto desiste de disputar eleições 2012


No dia 17 de Maio aconteceu uma reunião suprapartidária na residência do ex-vereador Jair Bispo onde esteve presente varias lideranças de partidos para ouvirem a decisão do ex- Prefeito José Garibaldi que iria disputar as eleições deste ano a prefeito de Bela Vista.

O ex-prefeito Garibaldi ao se pronunciar, a todos os presentes na reunião disse que estava desistindo da sua candidatura para Prefeito de Bela Vista, que era um pedido de sua família e também para tratar de sua saúde, mas disse que estará sempre pronto para ajudar seja quem for o candidato dessa união suprapartidária através de uma pesquisa política.

Ficou definido quatro nomes como pré-candidatos: Vereador Xande (DEM), Antonio Flavio Barbosa PDT (Pato), Reinaldo Piti (PSDB) e Chitinho (PT do B).

Garibaldi disse também que essa união suprapartidária em prol de uma Bela Vista moderna, onde todas as lideranças de partidos estão falando uma só língua que e o melhor para nossa cidade, todos os candidatos em seus pronunciamentos tiveram a humildade de afirmarem que vão apoiar o candidato que melhor estiver nas pesquisa.

Na segunda quinzena do mês junho será feita a pesquisa qualitativa e quantitativa que ira escolher o candidato do grupo. Também participaram da reunião representantes do PT, PPS, PSC, PRTB e PSL, que levarão o seu apoio a essa proposta da escolha do candidato através de uma pesquisa sendo unânimes em afirmarem que e a maneira mais democrática na escolha de candidatos, por refletirem o real anseio da nossa comunidade. (Fronteira News com informações de Enivaldo Acosta).

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Nova América FM e empresários entregam prêmios


Jornal Noticias do Estado destaca em sua edição impressa desta terça-feira (15) o sorteio da promoção Minha Mãe é Mil da Rádio Nova América FM 100,9

Lile Corrêa*

Na manhã de sábado (12) nas dependências da Rádio FM 100,9 localizada na Rua Marechal Malett, 1406 no Bairro Guanandi em Aquidauana (MS) aconteceu o sorteio dos prêmios da Promoção Minha Mãe é Mil.

O sorteio aconteceu ao vivo durante o programa Sábado é Show apresentado pela radialista Mônica Santos e a jornalista Daniele dos Santos. O tão cobiçado prêmio de R$ 1000 reais em dinheiro foi sorteado para os clientes que fizeram compras nas lojas Casa dos Tecidos e Aviamentos, Center Modas, Pantanal Motos Multimarcas, Foto Moro e Ultragás de Anastácio.

Durante o sorteio os empresários Wagner Guimarães, Domingos Coradeli e Luciano da Foto Moro enalteceram a iniciativa da direção e funcionários da FM 100,9 de oportunizar uma promoção que visa a valorização do comercio e dos ouvintes da emissora.

Entre os ganhadores estão:  Eloir Jose Pimenta morador da Rua João Teodoro da Costa em Anastácio que fez sua compra na Ultragás e levou para casa R$ 1000 reais para presentear sua mãe. (Fotos: Edinho Corrêa)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Polícia descarta suspeito de tentar matar jovem a tiro em Bela Vista, MS


Adolescente de 16 anos foi ferida no abdômen em 23 de abril. Autoria do crime ainda é desconhecida pela Polícia Civil.
Do G1 MS
A Polícia Civil descartou a participação de um jovem de 19 anos na tentativa de homicídio contra uma adolescente de 16 anos em Bela Vista, a 324 km de Campo Grande. O crime aconteceu no dia 23 de abril, e a adolescente foi atingida com um tiro no abdômen. O rapaz, que até então era tido como suspeito, é namorado da vítima.
De acordo com as investigações, o rapaz de 19 anos não era funcionário da escola, como havia sido relatado inicialmente no registro da ocorrência. Segundo a delegada Kellen Laura Baltha da Silva, no dia do crime o rapaz substituía o irmão dele, que trabalha na escola.
As suspeitas sobre o jovem de 19 anos foram eliminadas pela polícia depois que ele e outra testemunha prestaram depoimento. As investigações também apontaram que o tiro não foi disparado dentro da escola.
A jovem já teve alta do hospital, mas apresenta dificuldades para falar. Assim que estiver recuperada, a vítima deverá ser ouvida em depoimento. A polícia tenta descobrir ainda quem foi o responsável pelo disparo que feriu a adolescente.

Shows celebram segundo aniversário da Rádio Aquidauana Hits


Lucas Calderan, Artur Felipe e Ana Karla animam público em Aquidauana

Na noite de sábado (12) no pátio do Shopping Barrakech na região central de Aquidauana (MS) teve início os shows artísticos que marcam a celebração do segundo aniversário da Rádio Web Aquidauana Hits.

No primeiro dia de apresentações subiram ao palco para animar o público os cantores Artur Felipe, Lucas Calderan, Ana Karla, entre outros. Com ingresso solidário um kilo de alimento não perecível ou um agasalho o evento continuará na tarde e noite de domingo dia 13 de maio.

O cantor revelação do Mato Grosso do Sul,  Lucas Calderan animou o público cantando os sucessos: "Só fazendo love", "O careta", "Viaja não" e "Solteiro bom demais" e distribuindo CDs aos fãs.

Logo após a apresentação no Camarim o cantor Lucas Calderan recebeu os fãs para tirar fotos e dar autógrafos com simpatia e cordialidade.
Artur Felipe cantou "Caderno de desenho", "Esconde esconde", "olhar não tira pedaço".
Já a cantora Ana Karla ao lado da irmã Juliana cantaram os sucessos "Para de brincadeira", "é bem melhor assim", "Se liga" e "Malandragem"

Idealizada por Bruno Lemos e Clériton Alvarenga a emissora www.aquidauanahits.com.br começou a trabalhar em fevereiro de 2010, visando atender o público ouvinte do sertanejo universitário.

Com estúdios localizados no Shopping Barrakech a Rádio Web tem em sua programação, locutores, universitários e estudantes utilizando diversos sites interativos de relacionamento, como o MSN Messenger, Orkut, o Facebook, a  Aquidauana Hits ficou conhecida em todo território nacional como a rádio do jovem universitário e que toca todos os dias os maiores sucessos do mundo da música.
Veja Galeria de Fotos do Show no Clube de Imprensa publicadas no Facebook, registradas por Lile Corrêa, Edinho Corrêa e Luciana Oliveira

quinta-feira, 10 de maio de 2012

10 R C Mec realizou formatura do Dia da Vitória e entrega da Boina Preta


O 10º RC Mec realizou na manhã de terça-feira dia 8 de maio uma solenidade em homenagem ao Dia da Vitória e entrega da boina preta símbolo do combatente blindado aos soldados incorporados em 2012.

Prestigiaram o evento prefeito de Bela Vista (MS) Francisco Emanuel Albuquerque Costa e os Ex-combatentes da FEB Divo Pires Peixoto e Dorvalino Nonato de Almeida, além de familiares do efetivo variável do Regimento Antonio João.
Com informações de Renato Martins Nascimento - 2º Ten Of Com Soc - 10º RC Mec (Foto: JC Velasquez - Bela Vista MS)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PMDB de Bela Vista realizou reunião com filiados e simpatizantes



O PMDB realizou na noite desta terça-feira (08), mais uma reunião com filiados e simpatizantes para falar da pré-campanha do ex-prefeito Abrãao Armoa Zacarias. A reunião foi à segunda realizada em duas semanas como explica o membro e vice-presidente Ismael Chamorro. “No primeiro momento foi realizada uma reunião do diretório avalizando a pré-candidatura do Abraão Zacarias, seguida dessa com os filiados e simpatizantes da nossa candidatura” explicou.

A reunião aconteceu no CT Zacarias e atraiu dezenas de simpatizantes, filiados, vereador e amigos do PMDB. Em todos os discursos a afirmação de que o PMDB está no caminho certo em movimentar a militância no sentido de fortalecer a pré-candidatura de Abraão Zacarias.
Outro ponto tocado pelos oradores foi o estreitamente das conversações com os outros pré-candidatos e partidos. “Precisamos do apoio de todos as demais lideranças para juntos fazer-mos uma grande aliança para chegar-mos a vitoria. Estou aqui representando o senador Moka, que nos concedeu a missão de trazer seu apoio incondicional a pré-candidatura de Abraão Zacarias, disse o presidente estadual da JPMDB – Ulisses Rocha assessor do Senador Waldemir Moka.

“Todos nós, homens e mulheres estamos hoje aqui para construir um novo projeto para Bela Vista, projeto onde o bem da população seja a prioridade” afirmou o presidente do PMDB Alcir Mendonça, que também e pre-candidato a vereador. Alcir destacou a atuação e a união dos filados e simpatizantes em prol da pré-canditaura de Abraão Zacarias, o povo esta com saudade de um prefeito que tem o cheiro do povo, e esse homem sem duvida alguma e o nosso companheiro Abraão, disse Alcir. Precisamos estar unidos em torno desse objetivo e levar de volta Abraão a prefeito para Bela Vista, so assim a nossa cidade voltará a ser feliz, comentou Alcir Mendonça.

Ja o vereador Xandeco destacou que o momento que Bela Vista esta vivendo e dificil, por isso e necessario apostar em um candidato que esta preocupado com o municipio, e esse nome e Abraão Zacarias. Tenho a certeza que estamos hoje reunidos em torno de uma pré-candidatura que ira representar os anseios da comunidade, e eu estou aqui colocando meu nome mais uma vez para apreciação da comunidade, disse Xandeco.
O pré-candidato Abraão Zacarias se emocionou com a quantidade de pessoas que compareceram a reunião, afirmou que essa

demonstração o encoraja para continuar lutando para a construção de uma cidade, onde a população seja toda contemplada e não apenas uma única família, temos que resgatar a alegria da nossa gente, o nosso povo esta triste e sem perpctivas disse Abraaõ.
Agradeceu a presença das lideranças de muitos anos e de pessoas que chegam para engrossar as fileiras da nossa caminhada. “Nosso compromisso é com Bela Vista, receber esse apoio maciço nos encoraja a entrarmos em uma pré-campanha com a certeza e a responsabilidade de que estamos à frente de um projeto novo e não tenho duvidas de que essa união fará a diferença” disse.

O pré-candidato pediu para que a partir de agora todos sejam multiplicadores e que irá intensificar as conversas com demais partidos e lideranças para os próximos passos. “Temos uma honra em ter vários nomes de peso para disputar a veereança, e isso nós deixa muito tranquilo disse, Zacarias.
Deputado Maqruinhos trad, falou pelo telefone que estará unido em prol da pré-candidatura de Abraão, sou companheiro e estarei ai no palanque pedindo voto para o Zacarias, que tem todas as condições de ser um grande prefeito e transformar Bela Vista em uma cidade prospera e em pleno desenvolvimento.
Além do discurso, foi feito homenagem aos filiados mais antigos do partido, em forma de reconehcimento pelo trabalho prestado dentro do PMDB e para a comunidade. Também foi anunciado o nome dos pré-candidatos a vereador que irão disputar as eleições deste ano que são; Molina, Lucinete Lino, Ramão Areco, Claudenir, Bolita, Alcir Mendonça, Xandeco e Zé Adorno.

No MS, internauta usa facebook para cobrar prefeitura de Bela Vista


Renan Zacarias
Bom dia amigos!
Segue em primeira mão um artigo pra vocês.
Em especial, aos belavistenses.
Nosso dinheiro: De onde veio e pra onde foi

Eu preciso saber.
Chegou a hora de regionalizar um pouco a coisa. Mas acredito que todos os municípios do país forneçam as ferramentas necessárias para atiçar a curiosidade da população, principalmente dos eleitores em ano de pleito. Utilizei esses meios para rastrear a remessa Federal de dinheiro para os cofres da Prefeitura Municipal de Bela Vista. Tenho alguns dos os números das publicações oficiais on line do município, onde não constam o destino certo de verbas. Esses números servem para uma solicitação oficial, onde como brasileiro nato, eu tenho o DIREITO de saber onde foi parar o dinheiro.
O que vem me incomodando nos últimos dias é o trapo que está minha cidade natal. As ruas estão quase intransitáveis, de tanto buraco. Em alguns lugares, o asfalto já virou terra, a saúde está um caos.

E é por falta de dinheiro. Os órgãos municipais estão trabalhando apenas meio período para economizar. E a última coisa que me indignou de vez foi o pedido da Secretaria Municipal de Educação para que os professores fizessem uma espécie de “quermesse” com o intuito de arrecadar dinheiro para realizar serviços de manutenção nas escolas. Tudo no boca a boca, claro. Ninguém é louco de assinar um ofício pedindo isso. E EU TENHO PROVAS! - Antes que alguém me chame de leviano. Minha mãe, que é professora, levou um senhor bolo de chocolate para vender. Aliás, todo dia ela leva café pronto, porque lá na escola dela não tem. Inclusive, às vezes ela vai e volta de moto táxi, porque de vez em quando o transporte público não atende aos professores. E o pior, a prefeitura não paga o Piso Nacional da Educação, nem mesmo depois que o prefeito assinou uma lei se comprometendo a pagá-lo.

Bem, agora eu quero saber onde foram gastos os R$ 345.106,38, do Crédito Adicional Suplementar por Excesso de Arrecadação disponibilizado para a Secretaria de Educação em janeiro de 20011. A finalidade eram obras nas escolas públicas, tendo em vista que elas não tem nem pintura de cal nova. Onde foram aplicados os R$36.821,30 no segundo semestre de 20011, direcionados para a ASSOCIACAO DE PAIS E MESTRES DA ESCOLA MPEPG JARBAS PASSARINHO? Ou os R$46.576,20 da ASSOCIACAO DE PAIS E MESTRES DA ESCOLA MPEPG ENOLY LOUREIRO ASSIS? Quero saber dos R$ 242.500,00 liberados para o Proinf em julho de 2011, de um total de R$ 942.500,00. Esse convênio trata apenas da construção e reaparelhagem das escolas.

Acho que minhas dúvidas são sobre gastos muito antigos. Quero saber então onde foram parar os R$ 48.055,47 liberados em janeiro de 2012, de um total de R% 101.238,57, destinados à reestruturação e reaparelhagem das escolas? Tem também uma liberação de R$ 299.087,20, no último dia 13 de janeiro, destinado à CONSTRUCAO DE ESCOLA(S), EM ATENDIMENTO AO PLANO DE METAS ARTICULADAS (Programa Federal “Todos Pela Educação”). O total desse convênio, mas ainda não liberado, chega a R$ 598.174,40. E os professores vendendo bolo nas escolas para comprar lâmpadas, concertar canos...

Não menos importante, mas ainda estou intrigado. Quero saber onde estão os R$ 493.100,00 destinados à aquisição de unidades habitacionais em novembro de 2011. Opa! Eu PRECISO saber onde foram parar R$ 20.000,00 destinados para a Saúde em julho de 2011, que até agora consta como “DESCRIÇÃO PENDENTE DE DEFINIÇÃO”. São só duvidas. Quer conferir mais números? Siga o link: http://bit.ly/Jsxdg7

Vereadores de Bela Vista podem ter reajuste de 25% em 2013


O jornalista Marcos Anelo da TV Morena, afiliada da Rede Globo no Mato Grosso do Sul destacou o aumento de salário dos vereadores bela-vistenses 

Campo Grande News

Os vereadores da Câmara Municipal de Bela Vista aprovaram um reajuste de 25% para os vereadores que assumirem em 2013. Os 11 vereadores (Câmara de Bela Vista passará de nove para 11 vereadores em 2013) vão receber R$ 6.000,00, em um aumento de 25%, ou R$ 1.200,00 em relação ao que é pago hoje.
O segundo secretário da Câmara de Bela Vista, Alexandre Mascarenhas (PMDB), foi o único entre cinco vereadores procurados que aceitou falar com o Campo Grande News. Ele explicou que o reajuste segue a Constituição Federal, que estabelece o salário de 30% do que ganha um deputado estadual para os municípios que têm entre 10.001 e 50.000 habitantes.

Segundo Mascarenhas, o reajuste também obedece o limite prudencial, que determina que os gastos com funcionários não podem ultrapassar 70% do que é destinado a Câmara Municipal. Hoje, segundo Mascarenhas, a Câmara de Bela Vista recebe, em média, R$ 120 mil mensais.

O vereador alega que mesmo seguindo a constituição, os vereadores só devem receber o reajuste se o orçamento permitir. Mascarenhas afirma ainda que a diária dos vereadores de Bela Vista é de apenas R$ 245, enquanto em outros municípios este valor pode chegar até R$ 600. Além disso, destaca o fato dos vereadores não terem verbas indenizatórias e nem assessores, com exceção da presidente e de outra vereadora, que tem um contratado que, segundo ele, é pago por conta própria.

Recentemente, os vereadores de Dourados aprovaram aumento salarial de 60% e deixarão de receber R$ 6.129 para ganhar R$ 10 mil em 2013. Com isso, o salário de um vereador em Dourados será maior do que o que é pago hoje em Campo Grande, R$ 9.280,00 . Os vereadores de Sidrolândia e Amambai também aprovaram aumento salarial e em 2013 também devem receber R$ 6 mil, em um aumento de 62% sobre o que é pago hoje, R$ 3.715,00.

O salário de um vereador é baseado na remuneração do deputado estadual e no número de habitantes do município. Eles podem variar de 20% do que ganha um deputado estadual, no caso de municípios com até 10 mil habitantes, e até 75% do salário do deputado, no caso de municípios com mais de 500 mil habitantes.

(Legenda: Vereador Xandeco discursa em sessão na Câmara de Bela Vista - Foto Ademir Mendonça)