sábado, 30 de abril de 2011

Chuva atrapalha inauguração das novas alas do Hospital CASSEMS na fronteira


Uma forte chuva que caiu em Ponta Porã, na fronteira do Mato Grosso do Sul com Pedro Juan Caballero, na noite de sexta-feira (29), atrapalhou a solenidade de inauguração das novas alas do Hospital CASSEMS. A solenidade começou com atrazo às 20h e teve a participação do presidente da CASSEMS, Ricardo Ayache que concedeu entrevista ao vivo na Lider FM 104,9 ao jornalista Lile Corrêa.

Entre as autoridades que se registraram no cerimonial estiveram o secretário de Governo de Ponta Porã, Léo Derzi que estava representando o prefeito municipal Flávio Kayatt; deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT); deputado estadual Lauro Davi (PSB); vereadores de Ponta Porã: Daniel Valdez (Puka do DEM) e Osmar de Matos (PSDB) e Consejal de PJC; radialista Jarbas Pereira representando a deputada estadual Dione Hashioka (PSDB).


A CASSEMS é o maior plano de saúde para servidores públicos estaduais em autogestão do país. Conta com 73 unidades de atendimento em todo o Estado, Rede Credenciada com mais de 2 mil profissionais de saúde nas áreas de medicina, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição, Rede Própria com 14 Centros Odontológicos, 08 Centros Médicos e 06 Hospitais em Aquidauana, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã, atendendo em sua estrutura, mais de 160 mil vidas em todo o Mato Grosso do Sul.


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Jornalista comemora 15 anos como recordista do Guinness Book


O jornalista e radialista Lile Corrêa apresentador do Programa Show de Prêmios, que alegra milhares de ouvintes brasileiros e paraguaios no horário das 9h às 11h, de segunda a sexta-feira na Líder FM 104,9 de Ponta Porã (MS), comemora nesta sexta-feira 29 de abril, quinze anos como recordista Bi-Mundial, incluso no Guinness Book, o Livro dos recordes.
GUINNESS BOOK
Luís Henrique Nunes Corrêa, conseguiu incluir o programa de Rádio Show de Prêmios no Guinness Book em 1996 e 1997. Com isso, o recorde de “locutor mais rápido do mundo atendendo telefonemas” permanece imbatível há 15 anos.
O programa citado no Livro dos Recordes como “a maior participação em um programa de rádio no Brasil”, recebeu 372 ligações telefônicas ao vivo durante o Programa Show de Prêmios, na Sociedade Rádio Ponta Porã (MS), em 29 de abril de 1996. Cada atendimento telefônico teve tempo recorde de 4,8 segundos, em um fluxo normal, sem interrupção.
De acordo com Lile Corrêa, colocar no nome de Ponta Porã no Guinness Book por duas vezes “é motivo de orgulho para todos nós; agradeço a Deus a oportunidade de poder voltar à fronteira, podendo reeditar a Líder FM com uma equipe de profissionais que fazem a diferença na comunicação”, concluiu.
PARTICIPAÇÃO
Lile Corrêa faz a alegria dos ouvintes, com entrega de vários prêmios para quem está com o som do rádio sintonizado na 104,9. Entre os quadros do programa estão ‘Top 15’ (as músicas mais pedidas da programação), ‘Desafio Stop’, ‘Aniversariante do Dia’, ‘Torpedo Premiado’ e a promoção: ‘O que você faria com R$ 104,90?’ A resposta mais criativa ganha o dinheiro.
O ouvinte Líder tem ainda à sua disposição informação, o que acontece nas novelas e uma mensagem de otimismo, podendo participar ao vivo pelo telefone (67) 3433-1049 e 9991-5831. Os internautas podem conferir a nova programação através do endereço eletrônico http://www.liderfmms.com.br/ e interagir pelo MSN jornalistalilecorrea@hotmail.com

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Estudantes e sociedade lotam Audiência Pública em Ponta Porã

A instalação de um Curso de Direito na UEMS de Ponta Porã foi lotou plenário da Câmara em Audiência Pública
Estudantes e sociedade civil organizada demonstraram na noite de quarta-feira (27) que a instalação de um Curso de Direito na UEMS de Ponta Porã é viável e poderá colocar Ponta Porã como pólo universitário da região de fronteira, oportunizando a vinda de estudantes das cidades de Antônio João, Bela Vista, Caracol, Aral Moreira, Amambaí e Pedro Juan Caballero. O plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Ponta Porã esteve lotado.
A iniciativa do professor Moysés Kavesky “nasceu de um abaixo assinado do 4º ano de Contabilidade de 2010 da UEMS”, lembrou a acadêmica Virginia Miranda, que já fez parte da Diretoria da UPER- União Pontaporanense de Estudantes e Região.
A audiência pública foi solicitada pelo vereador Ludimar Novaes, 1º vice-presidente da CMVPP, através do requerimento número 126/2011 de 3 de março de 2011, com o propósito de incrementar o desenvolvimento sócio cultural do Sul do Estado e da fronteira.
Em seu pronunciamento Ludimar Novaes agradeceu nominando sua assessoria e os profissionais da Imprensa que apóiam essa iniciativa “enviamos convite para todas as autoridades do MS, estamos agora solicitando ao Governador André Puccinelli este curso de Direito que vai atrair estudante de todo Estado e até mesmo de fora daqui, gerando emprego e renda para Ponta Porã”.
Também fizeram uso da palavra o Gerente da UEMS/PP professor Moysés Kavesky; Dra. Nina Negri, presidente da OAB/PP; Émerson Haetinger, presidente da Associação dos Acadêmicos da Itamaraty; Amauri de castro Junior, Coordenador da UFMS Campus Ponta Porã; secretário de Integração, Turismo e Desenvolvimento Sustentável Marcelino Nunes de Oliveira “quem me vaia hoje amanhã poderá me aplaudir”; advogado Daniel Marques; professor Mestre Marco Aurélio Perroni Pires (UEMS); radialista Tião Prado “esta luta é justa, uma semente que esta sendo plantada, onde será uma árvore que dará frutos”; vereador Daniel Valdez (Puka).
Entre as autoridades estiveram: Angélica Valdez, Concejal PJC; vice-prefeito de Ponta Porã Eduardo Campos; subprefeito da Itamaraty, Rony Lino; presidente da Câmara de Vereadores de Antônio João, Kamil Azzime; vereador pontaporanense Osmar de Matos, entre outros.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Justiça interdita Grêmio Pedro Rufino em Bela Vista

A pedido do Mistério Publico o Juiz de direito da comarca de Bela Vista Dr. Caio Marcio de Brito acatou pedido de intervenção na realização de eventos no Clube Grêmio Pedro Rufino, após vistoria do Corpo de Bombeiro em que o laudo aponto falta de segurança na estrutura física do clube.
O clube é um dos mais antigos e tradicionais, inclusive é um dos locais mais procurados para realização de festas de formaturas e bailes. O Grêmio Pedro Rufino já sediou também grandes festas que marcaram o calendário de eventos de Bela Vista, como Miss Bela Vista, e já foi palco de shows de artistas nacionais renomados.
Decisão judicial
A liminar do Juiz Dr. Caio Marcio de Brito, a pedido do Ministério Público Estadual, diz o seguinte o pedido, esta vetado a realização de eventos no Grêmio Pedro Rufino enquanto não for constatado pelo Corpo de Bombeiros o preenchimento de todas as exigências feitas pelo referido órgão, relativas à segurança contra incêndio e pânico.
O Corpo de Bombeiros emitiu um laudo provisório para o funcionamento do clube, isto com data de 2009, o que estabelece a conclusão de que a segurança do local estava comprometida desde aquela época. Na liminar o juiz diz ainda, que a estrutura física também esta comprometida, prestes a desabar a qualquer momento, o que estabelece a necessidade de se realizar também vistoria.
Por estes motivos a liminar proíbe qualquer tipo de evento no Grêmio Pedro Rufino, ate que seja apresentado o laudo comprovando sua perfeita condição de funcionamento sob todos os aspectos referente à estrutura física e segurança.
De acordo com o Fronteira News, a ação transitava na Justiça desde o ano de 2009, intervalo em que foram realizados eventos culturais e sociais, mesmo já estando sem condições ideais.

Esquadrilha da Fumaça volta à Ponta Porã no sábado 7 de maio

O Diretor Tesoureiro do Sindicato Rural de Ponta Pora, Dr. Andre Cardinal concedeu entrevista ao radialista Jarbas Pereira na Lider FM 104,9 de Ponta Pora (MS) na manhã de segunda-feira (25) convidando para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no Aeroporto Internacional no dia 7 de maio de 2011.
A Esquadrilha da Fumaça com seus oito aviões irá pousar em Ponta Porã na fronteira do Mato Grosso do Sul com Pedro Juan Caballero por volta das 9h de sábado dia 7 de maio e farão a apresentação na fronteira às 16h30 no Aeroporto Internacional com entrada franca. Já Dourados recebe a Esquadrilha da Fumaça no domingo dia 8 de maio.
Por iniciativa do Sindicato Rural de Ponta Porã que esta trazendo a Esquadrilha da Fumaça será solicitado as pessoas que forem assistir a exibição da Esquadrilha da Fumaça, um kilo de alimento não perecivel que será destinado a comunidade carente do município.
"É uma maneira de exercermos a nossa cidadânia e ajudarmos aqueles que mais necessitam", apontou Dr. André Cardinal.
No sábado 2 de abril durante a 37ª Exporã - Exposição Agropecuária de Ponta Porã, a esquadrilha preparou para um show aéreo na cidade, mas o mau tempo prejudicou o espetáculo.
Em respeito ao público, mesmo com tempo adverso, os pilotos levantaram voo e chegaram a fazer algumas acrobacias, sem visibilidade de segurança para os aviadores. A recepção do público impressionou a Esquadrilha. Os pilotos prometeram retornar e brindar a população com uma apresentação completa no próximo dia 7 de maio.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PM de Bela Vista apreende quase meia tonelada de maconha


Na data de 19 de abril de 2011, terça-feira, por volta das 23h55 uma guarnição da Polícia Militar de Bela Vista (MS) fazia rondas preventivas nas proximidades do receptivo turístico, bairro Água Doce, quando avistou um veículo Fiat Pálio, de cor azul, placas de Votorantim (SP) e o condutor do veículo ao avistar a viatura policial empreendeu fuga, sentido Bela Vista a Jardim (MS).
Foi feito o acompanhamento tático e nas proximidades da Polícia Militar Ambiental, após o condutor do Fiat Pálio, na tentativa de fuga ter jogado seu veículo contra a viatura policial foi feita abordagem ao veículo.
Durante revista no interior do veículo foram localizados uma substância aparentando ser maconha, que após a pesagem totalizou 463 (quatrocentos e sessenta e três quilos), 01 (uma) munição de revólver calibre .38, 03 (três) munições de revólver calibre 357 Magnum e um aparelho rádio transmissor da marca Yaesu.
O veículo, os materiais relacionados e o condutor do veículo, motorista, 28 anos de idade, foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Bela Vista para os procedimentos pertinentes. Do abalroamento entre o Fiat Pálio e a viatura policial resultou em amassamento na lateral direita da viatura e na lateral esquerda do Fiat Pálio.
Assessoria de comunicação – 11º BPM / 2ª Cia PM

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Lider FM com programação especial na Sexta-feira Santa

A Rádio Lider FM de Ponta Porã (MS) desde a zero hora desta sexta-feira santa (22) esta operando com um sistema de automação da empresa SD Publicidade, com uma programação especial gospel para os milhares de ouvintes brasileiros e paraguaios que sintonizam FM 104,9.
O Diretor Artistico da Lider FM, jornalista Lile Corrêa destacou que "hoje é um dia de reflexão onde os Cristãos relembram a vida e obra de Nosso Senhor Jesus Cristo, sua Paixão, Morte e Ressurreição, por isso nossa emissora também vive esse clima de Páscoa".
Paixão de Cristo
De acordo com a Canção Nova, a paixão de Cristo é a narrativa do calvário de Jesus desde o momento em que ele é preso no Monte das Oliveiras, após a realização da última ceia com os apóstolos, até a sua morte na cruz. Na mesma noite em que é preso sob ordem de Caifás, o sumo sacerdote e maior autoridade do povo judeu, Ele é julgado de forma sumária pelo Sinédrio, conselho dos anciões e suprema corte judaica. Acusado de blasfemo por se apresentar como o Rei de Israel, Jesus é condenado à morte. Como a região da Judéia estava sob domínio do Império Romano, caberia a Pôncio Pilatos, autoridade máxima romana na região, aplicar a punição. Pilatos ofereceu a possibilidade de suspensão da condenação de Jesus, mas a multidão que estava no local incitada pelos sacerdotes preferiu que a liberdade fosse dada a Barrabás, um ladrão e assassino também condenado à morte.
A partir da sentença proferida de forma definitiva por Pilatos, Jesus teria passado pelos flagelos que os romanos impunham aos condenados. Entre eles, ser açoitado pelo flagellum taxillatum (espécie de chicote com três ramais que terminavam em bolas de metal com relevos e unidas por arame) e carregar até o local da crucificação a trave horizontal da cruz. A paixão de Cristo é principalmente essa passagem das últimas horas da vida de Jesus, da última ceia até a sua morte na cruz, quando seu sofrimento teria sido uma prova de sua doação total e incondicional para redimir os pecados da humanidade, segundo os preceitos da Igreja Católica.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Artigo: Resposta ao prefeito que chamou jornalistas de "vagabundos"

Artigo: "Vamos dar nome aos bois"
Já faz algum tempo que estou acompanhando de perto o noticiário local e mesmo estadual esperando que o Sr. Prefeito de Antonio João (MS), venha a público se desculpar com os jornalistas de minha querida Ponta Porã (MS) aos quais ele colocou no mesmo balaio chamando-nos de “vagabundos”
E quando digo chamando-nos me incluo no bloco dos “vagabundos”, pois também sou jornalista e creio eu nunca ter dado motivos, como também vários companheiros não deram motivos para tal tratamento. Como não houve um pedido de desculpa por parte do prefeito municipal de Antonio João, venho em meu nome e dos que não se consideram vagabundos dizer ao prefeito o seguinte:
Sr. Juneir Marques como existem políticos bons existem os picaretas. Como existem Jornalistas bons e profissionais, deve existir também os picaretas.e mal intencionados.
Sinceramente não sei por que V.Excia. foi ao extremo de nominar os jornalistas aqui da capital da fronteira como vagabundos.Se esquece V.Excia que antes de disputar seu primeiro mandato e ser eleito, fazia parte da mesma ralé de vagabundos, pois apresentava um programa na Rádio Fronteira, e vendia assinaturas e publicidades para o extinto folha do povo de Campo Grande;
Então Sr. Juneir Marques eu pelo menos aprendi durante meus 45 anos de rádio jornalismo que não devemos generalizar toda uma classe, pelo erro cometido por um só.
Se alguém tentou chantagea-lo ou dar uma mordida(gíria usada nos meios jornalísticos por aqueles que não escrevem, mas fazem chantagem) que o sr. de o nome aos bois e diga “fulano é um vagabundo, pilantra” e chame-o do que quiser mais cite o nome.
Lembre-se Sr. Juneir Marques que nem todo político é desonesto nem pilantra, mais o povo generaliza e chama todos os políticos de nomes pouco recomendáveis. Tenho certeza que o Senhor Não deve estar entre eles, pois senão em seu segundo mandato já deveria ter sido cassado pela câmara de sua cidade. E por ultimo quero repetir “de nome aos bois prefeito”.

Jarbas Pereira, jornalista DRT/MS 188 é também radialista com mais de 45 anos de exercício da profissão. Atua na líder FM 104.9 das 12h às 13 horas ao vivo. E nunca respondeu processo na justiça por caluniar ou ofender ninguém.

terça-feira, 19 de abril de 2011

DOF e Polícia Militar apreendem quase 900k de cocaina


Policiais do Departamento de Operações de Fronteira – DOF, em operação conjunta com Policiais Militares Rodoviários Estaduais, em 16 de abril de 2011, por volta das 23h00min, durante bloqueio policial, rodovia MS-276 na Base Operacional da cidade de Amamdina/MS, abordaram para fiscalização o caminhão Mercedes Benz L1618, de cor amarela, com placas BWD-7476, da cidade de Guaíra/PR, conduzido por homem e 25 anos, morador na cidade de Naviraí/MS, que transportava madeiras, durante vistorias foi constatado que camuflado sob as madeiras havia vários tabletes de cocaína, que segundo informações do condutor a droga pesaria aproximadamente 800 quilos.
Diante dos fatos, o jovem recebeu voz de prisão e foi encaminhado juntamente com o caminhão e a droga, à Sede do DOF na cidade de Dourados/MS, onde a droga posteriormente será pesada, e encaminhada à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira – DEFRON, na cidade de Dourados/MS, para providências cabíveis.

Após pesagem da droga foi constatado que a quantidade de cocaína aprendida é de 899,318 Kg, que estavam camuflados em uma carga de madeira serrada.
Fonte: Assessoria de comunicação - DOF

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Paróquia São José divulga programação da Semana Santa

Durante a Missa de domingo de Ramos (17), o padre Jaime Figueiredo divulgou para os católicos presentes na Igreja Matriz São José, em Ponta Porã (MS), a programação da “Semana Santa”.

O padre Jaime convidou “participe com sua família, desse tempo de graça”.
Na programação das celebrações da Semana Santa da Matriz São José consta quinta-feira 19h30 Missa da Ceia do Senhor (Lava pés), após haverá adoração ao Santíssimo Sacramento até a zero hora.
Na sexta-feira às 7h Via-sacra, logo após segue com Adoração ao Santíssimo. No período da tarde às 15h Celebração da Paixão do Senhor e Procissão com o Cristo morto.
No sábado às 20h Missa da Vigília Pascal, os católicos deverão levar velas, esta celebração terá transmissão ao vivo pela Líder FM 104,9 de Ponta Porã (MS).

domingo, 17 de abril de 2011

FAS:Touro Candil conta história do povo de Porto Murtinho

O “Touro Candil” que já foi eleito como uma das melhores manifestações culturais de Mato Grosso do Sul, agora vai dar um toque folclórico a uma das tardes da 8ª edição do Festival América do Sul (FAS). O espetáculo que em 2010 representou o Estado no Salão Internacional de Turismo de São Paulo, estará às 17h30, do dia 28 de abril, no Porto Geral da cidade de Corumbá.

O espetáculo envolve crenças, costumes, religião e o colorido das fantasias para retratar a cultura do povo de Porto Murtinho. Parte do elenco do Touro Candil representa em cena os Touros Bandidos, simbolizados pela cor verde e a outra parte o Encantado, na cor amarela. Na história, os touros entravam entre eles um tipo de disputa, na tentativa de mostrar ao público quem é o verdadeiro filho do Candil.
A manifestação que surgiu no ano de 2005 como uma ferramenta de resgate da cultura murtinhense é hoje conhecida nacionalmente. Em 2009 o grupo abriu o jogo do Brasil e Venezuela, no estádio do Morenão em Campo Grande, na última etapa das eliminatórias da Copa do Mundo.
Hoje a estimativa é de que o projeto sociocultural reúna cerca de 90 adolescentes, de 12 a 18 anos de idade, para retratar na dança e encenação, traços da cultura local. Os adolescentes participam de todas as etapas de produção do espetáculo, inclusive do figurino.
Touro Candil
O duelo do Touro Candil é uma adaptação do folclore paraguaio, representando traços indígenas e também religiosos do país vizinho. A encenação inspirada na antiga lenda espanhola, mistura teatro e dança. No espetáculo também é feito uma homenagem à Nossa Senhora de Caacupê, padroeira do Paraguai e patrona do município de Porto Murtinho. No enredo também existe espaço para citação do negro e do Barão da Fazenda, além do mito do encantamento que deu origem ao folclore do Candil.
A encenação é carregada de simbolismo quanto a relação entre os povos da zona de fronteira (Brasil e Paraguai). O tom verde do Touro Bandido e o amarelo do Encantado lembram a cor da bandeira da República brasileira.
O Touro Candil é muito parecido com outras histórias populares existentes no País, como os tradicionais grupos amazonenses “Caprichoso e Garantido” e o “Bumba-meu-boi” dos Estados nordestinos de Alagoas e Pernambuco. Festas de cunho religioso como essas são um forte atrativo para turismo local.
Fonte: Aurora Villalba/ FAS

sábado, 16 de abril de 2011

ONG Instituto Avaré realizará Festa da Páscoa em Bela Vista

Páscoa é uma Festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, o Nazareno. A História Bíblica nos diz que anteriormente, lá pelo Século II, depois de Cristo a páscoa, era uma festa em homenagem a Ostara, Deusa da primavera, que segura um ovo na mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, símbolos de uma nova era (mitologia grega). Para Ostara, a beleza da natureza é como uma Mensagem de Vida, que resplandece na renovação do espírito e da mente. Tanto o símbolo do ovo, como o do coelho, como a própria Festa De Páscoa, foram readaptadas e acontecem em nossos dias, com o coelhinho da páscoa e seus ovinhos, que fazem à alegria das crianças.

Pensando nisso no dia 23 de abril a partir das 17h em frente a Belurp Transporte será realizado a festa “Faça uma Criança Feliz” com distribuição de Ovos de páscoa, cachorro quente, refrigerantes, brincadeira na cama elástica e grande sorteio de bicicletas. Faça sua inscrição para crianças ate 12 anos de idade para receber seu ovo de páscoa, a inscrição poderá ser feito na Belurp. Será uma grande tarde de festa para as crianças. Venha e tragam toda sua família e a 1ª festa da Ong – Instituto Avaré – Faça uma criança feliz.
Conheça um pouco da historia da ONG – Instituto Avaré – Faça uma criança feliz, e uma iniciativa do empresário Pedro Leão Ramos Filho e sua família que vendo a necessidade enfrentadas pelas famílias em situação e vulnerabilidade social resolveram fazer uma criança e uma família mais feliz, a ONG e de utilidade publica, com sede no município de Bela Vista, tendo sua principal atividade garantir a criança e adolescentes solidariedade e cidadania por meio de projetos sociais, doações de brinquedos, ovos de páscoa, roupas e incentivo a cultura.
A ONG – Instituto Avaré – Faça uma criança feliz e de caráter social, cultural, desportiva, ambiental e de cidadania de acordo com a LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social e da ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. A ONG foi criada em 29 de setembro de 2010 sem fins lucrativos e não fara discriminação de raça, cor, credo-religioso, concepção politica partidaria ou filosofia.
Segundo os fundadores “O objetivo da Ong Instituto Avare é prestar atendimento diferenciado e de qualidade as crianças, adolescentes e suas familias, pré cadastradas na Ong Instituto Avare – Faça uma Criança Feliz, usuarios ou não da rede socio-assistencial do municipio com ações frente a cultura, esportes e recreação, bem como ações voltadas a inclusão e prevenção e canpanhas sociais, doações de brinquedos em datas festivas como dias das crianças e natal e doação de ovos de pascoa no periodo de pascoa, preservação, promoção em defesa e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentavél.
A meta da Ong é promover projetos e ações que visem os direitos humanos, com recursos proprios dos seus fundadores ou advindos de convenios ou outras formas, estimular a parceira, o dialogo local e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidas de atividades que visem ineteresses comuns.
Fonte: Ademir Mendonça / Fronteira News

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Denize Kalife recepciona Andre Puccinelli em Caracol

O governador André Puccinelli entregou hoje, em Caracol, sudoeste do Estado, investimentos de cerca de R$ 600 mil em assistência social, habitação e fomento à agricultura familiar. Moradores da região urbana, pequenos produtores rurais e a população do distrito de Alto Caracol foram beneficiados.
“É um prêmio para quem trabalha, para quem produz”, disse André em apoio aos produtores de leite. Ele lembrou também que os investimentos sociais servirão para que a população saiba “onde procurar, onde ter acesso ao governo”.
Social
Atendendo no município a 250 famílias com o auxílio do Programa Vale-Renda, o governador construiu agora a instalação física que funciona como sede do programa, e se tornará um lugar de referência para os beneficiários.
Além da transferência mensal de R$ 36.250 do Vale-Renda, o governador, com a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tânia Garib, assinou ordem de serviço para a construção do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) com recursos próprios, em terreno doado pela prefeitura. A unidade é responsável pela organização e oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) a famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Nesta obra o Estado está aplicando R$ 223,7 mil.
“Com o Cras vamos poder dar mais qualidade no atendimento da assistência social. Vamos ter salas próprias para os assistentes, para os psicólogos, para as aulas”, agradeceu a prefeita Maria Odeth Leite dos Santos.
Moradia
Na área da habitação, André e o secretário Carlos Marun autorizaram o início de mais um investimento que faz chegar a 186 o número de unidades edificadas pelo atual governo em parceria com União e Município. O mais novo investimento representa R$ 240 mil em recursos – sendo metade diretamente do Estado – para construir 15 unidades no distrito de Alto Caracol.
Uma das futuras moradoras é a dona de casa Marta Fernandes de Almeida, 33 anos, mãe de cinco filhos. Esposa de trabalhador braçal, ela, que já morou de aluguel, atualmente depende da generosidade da irmã que está vivendo em uma fazenda e empresta para a família a residência que tem na cidade. “Mas eu não posso falar que essa casa dela é minha. Agora sim eu vou poder dizer que tenho a minha casa”, orgulha-se.
De acordo com o secretário Marun, 50 casas estão atualmente em construção no município.
Compromisso
Na visita a Caracol o governador ainda cumpriu compromisso assumido no começo de sua primeira gestão, em 2007, com agricultores familiares. O expressivo crescimento da produção fez o governo destinar, através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), um caminhão F-4.000 que vai ajudar no transporte de leite desde as propriedades até a cidade onde fica a fábrica de laticínios.
O presidente da Associação Comunitária de Desenvolvimento Artístico e Cultural de Caracol (Acadecol), Bento Afonso de Souza, falou com orgulho da chegada ao primeiro lugar em venda programada para o governo federal. “Recebemos do senhor, governador um desafio e hoje somos os primeiros, com mais de R$ 1 milhão comercializados com a Conab, oriundos da agricultura familiar”.
O veículo cedido pelo governo vai oferecer maior viabilidade logística para transporte da produção das cerca de 60 famílias ligadas à associação. Os beneficiados são, além de agricultores familiares de Caracol, assentados de projetos de reforma agrária de municípios vizinhos. Somente de Bela Vista são sete assentamentos.
Na visita ao município de Caracol o governador foi acompanhado do senador Waldemir Moka, deputado federal Reinaldo Azambuja e dos deputados estaduais Márcio Monteiro, Antônio Carlos Arroyo e do diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão.

Senador Moka quer mercado de trabalho a ex-usuários de crack

O senador bela-vistense Waldemir Moka (PMDB) defendeu na quinta-feira (14) vagas no mercado de trabalho para ex-dependentes de crack. Em pronunciamento na tribuna do Senado, Moka classificou de “muito grave” o aumento do consumo da droga no País e pediu para que os governos federal, estadual e municipal se unam para combater o problema.

O senador lembrou que o crack chegou às classes menos favorecidas por causa do seu baixo valor. Segundo ele, o crack já está sendo consumido por trabalhadores rurais. “Sabíamos que o consumo nas cidades aumentou muito nos últimos anos. No entanto, é novidade que essa droga tenha chegado ao meio rural”, declarou.
Ele se disse surpreso com a informação de que o Ministério do Trabalho não dispõe de política para reinserção de ex-dependentes químicos na sociedade. "Temos de ter cotas específicas para que o ex-usuário do crack, por exemplo, possa retornar à vida normal longe das drogas. Sem emprego e oportunidades, ele volta a ficar vulnerável", sugeriu.
Moka participa da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outras Drogas, que decidiu realizar audiências públicas em vários Estados para discutir o avanço do crack e elaborar diagnóstico sobre a situação no País.
As reuniões vão começar por Mato Grosso do Sul. A cidade escolhida foi Ponta Porã por causa da proximidade com o Paraguai e também pelo trabalho desenvolvido com dependentes químicos pelo poder público e pelas comunidades terapêuticas. “Estamos cientes de que a prefeitura, com apoio de grupos da sociedade, tem realizado importantes ações para tratar os dependentes”, afirmou.
As experiências do município foram apresentadas nesta quinta-feira (14), em audiência na Comissão de Assuntos Sociais do Senado em que foi discutido o avanço do consumo do crack no Brasil. Também participaram dos debates representantes dos ministérios da Justiça, do Trabalho e Emprego, e da Polícia Federal.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ministério dá sinal verde a projetos para desenvolver a fronteira



O Ministério da Integração Nacional deu sinal verde a projetos de desenvolvimento econômico de 11 municípios sul-mato-grossenses localizados próximos à fronteira com o Paraguai, entre eles, Ponta Porã. Em reunião com o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Marcelo Dourado, ficou acertado que o Governo federal apoiará iniciativas que apontem para diversificação da atividade econômica na região.
De acordo com o senador Waldemir Moka (PMDB), o ministério considerou “interessante e viável” o projeto apresentado pelo chefe geral da Embrapa de Dourados, Fernando Mendes Lamas, com diagnóstico do potencial produtivo da fronteira. “Detalhamos os principais fatores limitantes à produção agrícola na faixa de fronteira, considerando o solo, os índices de chuva e o risco de ocorrência de geadas”, afirmou Lamas, que participou da audiência em Brasília, na companhia do senador Moka.
Segundo Lamas, ações organizadas e articuladas podem contribuir para a melhoria do nível de renda dos produtores de Ponta Porã e também de Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Mundo Novo, Paranhos e Sete Quedas. Mundo Novo saiu na frente dos demais municípios ao desenvolver projeto para piscicultura.
De acordo com o Mercosul News, o Ministério da Integração Nacional assumiu o compromisso de viabilizar recursos para a instalação de um frigorífico dentro dos padrões sanitários exigidos. “Também foram discutidas alternativas para a região destacando-se a produção de leite, criação de suínos, cultivo da mandioca, a ovinocultura e a silvicultura para a produção de madeira”, acrescentou a assessora de Orçamento de Moka, Cornélia Manes.
De acordo com o chefe da Embrapa em Dourados, a empresa pretende atuar em parceria com o Governo do Estado para transferir tecnologias a projetos de capacitação da mão-de-obra com vistas ao desenvolvimento sustentável da região da fronteira Brasil-Paraguai. (Legenda: Jornalista Lile Correa entrevista o senador Waldemir Moka - Foto: Genaro Arguelho)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

'Queríamos que o DVD fosse uma superprodução', diz Luan Santana

Labaredas de fogo e equipamento que permite que ele voe pelo público durante a música "Vou voar" são algumas das armas de Luan Santana em seu novo disco ao vivo apresentado em entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira (12), em um hotel em São Paulo.

"Queríamos que fosse uma superprodução, com tecnologia pra caramba. Não precisam esperar show gringo", disse o cantor de 20 anos. "Pesquisei o que tinha de novidade no mercado, o Anderson [empresário] foi à Alemanha em uma feira de efeitos especiais", explicou.
Para Luan, artistas da música pop como Black Eyed Peas, Michael Jackson e 'N Sync foram as principais influências na hora de pensar nos efeitos que enfeitam o show.
De acordo com o G1, Luan também comentou a parte musical de seu novo projeto. O CD-DVD, que traz faixas inéditas como "A bússola" e "Adrenalina", foi gravado no Rio de Janeiro. "Conseguimos inovar sem sair do estilo", resumiu. "Estamos esperando que as músicas novas fiquem na boca da galera."
O segundo disco ao vivo do cantor sul-mato-grossense traz imagens registradas na HSBC Arena em dezembro do ano passado. Depois de dois trabalhos ao vivo seguidos, há outros planos. "Quero um disco mais intimista, gravadao em estúdio", disse.
Primeiro

O primeiro show profissional do "Gurizinho" aconteceu em Bela Vista na fronteira do Mato Grosso do Sul com Bella Vista Norte Paraguai no sábado 11 de agosto de 2007.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Show: 70 mil pessoas cantam os novos sucessos de Luan Santana

A noite de 8 de abril de 2011 vai entrar para a história da cidade de Ferraz de Vasconcelos (São Paulo). A prefeitura local presenteou seus moradores com o show do cantor Luan Santana.
Segundo dados da Polícia Militar, mais de 70 mil pessoas se reuniram para prestigiar o evento, na 39ª Festa da Uva Fina. Durante o dia, a movimentação na cidade já era intensa, com a chegada de caravanas e fã clubes da região, que buscavam o melhor local, para ficar mais próximo ao cantor. A ansiedade dos fãs se transformou em euforia, quando Luan Santana subiu ao palco.
O público correspondeu às expectativas, cantando todas as suas músicas, inclusive as novas canções. Um dos pontos altos do show foi a música “Amar não é pecado”, tema da novela “Morde e Assopra”, da Rede Globo. “É muito gratificante sentir a energia dessa galera. Estou muito feliz vendo eles cantando todas as minhas novas músicas.”, conclui Luan
Primeiro
O primeiro show profissional do "Gurizinho" aconteceu em Bela Vista na fronteira do Mato Grosso do Sul com Bella Vista Norte Paraguai no sábado 11 de agosto de 2007. 

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Video: Ruralistas abraçam Congresso Nacional

Cerca de 23 mil ruralistas deram um abraço no Congresso Nacional em Brasilia, durante a Mobilização Nacional pela Aprovação do Novo Código Florestal.

Berranteiro presta homenagem a produtores rurais

Berranteiro prestou homenagem aos produtores rurais em Brasilia, durante a mobilização nacional pela aprovação do novo código florestal brasileiro.

Gino Ferreira em Brasilia

O suplente de senador pelo Mato Grosso do Sul, Gino Ferreira falou a Lider FM de Ponta Pora, durante a mobilização nacional pela aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Diretor da Famasul divulga Congresso Internacional da Carne em Ponta Porã


O pecuarista Dácio Queiroz, que é ex-prefeito de Antônio João (MS) falou da ótima oportunidade para que o produtor rural participe de importantes palestras com temas relevantes como exportação, sanidade, meio-ambiente, inclusive debates sobre o efeito estufa.
“Queremos desmistificar tudo aquilo que as ONGS (Organizações Não-Governamentais) apregoam, colocando o boi como devastador e destruidor de florestas, o que não é verdade”, afirmou Dácio. O diretor da Famasul enfatizou ainda que o fim da ZAV (Zona de Alta Vigilância) “coloca como status livre da febre aftosa toda a região de fronteira com vacinação”.
O escritor e jornalista Paulo Rocaro, editor-chefe do Jornal da Praça e do site Mercosul News, participou da entrevista e destacou que a o Congresso da Carne é um evento internacional “que exigiu muito esforço da Famasul e do Governo do Estado”, e que se trata de um evento que vai “colocar a fronteira no seu devido lugar em importância no setor agropecuário, trazendo foco positivo do agronegócio para Ponta Porã e região”.
Finalizando, Dácio Queiroz lembrou do seu trabalho em Antônio João como prefeito da cidade por duas gestões, como presidente do Sindicato Rural do município, razão pela qual comunga “o sucesso dos homens de bens da fronteira”, e que pretende continuar trabalhando pela classe produtora na Famasul. “Meu cargo na Federação nos permite discutir os problemas da classe a nível nacional e internacional”, concluiu.
Congresso Internacional
O Congresso Internacional da Carne é um dos mais importantes eventos sobre a cadeia do setor em âmbito mundial. Campo Grande foi escolhida como sede do evento durante a assembleia geral do International Meat Secretariat (IMS), realizada no Congresso Mundial da Carne que aconteceu entre 26 e 29 de setembro 2010 em Buenos Aires, na Argentina.
A pecuária de corte de Mato Grosso do Sul já é conhecida e reconhecida no País e no Mundo. Em 2009, o Estado contabilizava 19 milhões de cabeças de gado, com 21 mil ha de pastagem e 3,1 milhões de bovinos abatidos. Já o volume de carne bovina exportada teve um aumento de 29,5% em 2009 em relação ao ano anterior. Os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior confirmam que a receita obtida por MS com as vendas externas foi recorde histórico em 2009 ao atingir US$ 365 milhões. Entre os países que mais compraram carne bovina estão a Rússia, o Irã e Hong Kong.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Lider FM: Produtores rurais estão em Brasilia para aprovação do novo código florestal


Dia Histórico em Brasília; mais de 20 mil produtores rurais de vários estados brasileiros se concentram na Explanada dos Ministérios pela aprovação do Código Florestal Brasileiro. Cerca de 516 ônibus e aproximadamente 23 mil produtores rurais, empunhado faixas, bandeiras, colorem a cinza manhã de Brasília. Manifestação ordeira e responsável, com os produtores rurais e suas lideranças dando exemplo para o Brasil de como se faz uma manifestação pacífica, que conta com o apoio das Federações de Agricultura de várias Estados Brasileiros, entre eles a FAMASUL – Federação de Agricultura do Mato Grosso do Sul.
No ônibus em que está o jornalista Lile Corrêa representando o Clube de Imprensa e levando as informações ao vivo para Líder FM 104,9 http://www.liderfmms.com.br/ estão representantes das cidades de Ponta Porã, Aral Moreira, Rio Brilhante. Do Mato Grosso do Sul são quinze ônibus que já estão no estacionamento do Congresso Nacional.

domingo, 3 de abril de 2011

Lider FM: Dácio Queiroz convida para o Congresso Internacional da Carne

O Diretor da Famasul, Dácio Queiroz em entrevista ao vivo ao jornalista Lile Corrêa, na Líder FM 104,9 durante a realização da 37a Exporã - Exposição Agropecuária de Ponta Porã (MS), convidou os pecuaristas para participarem do Congresso Internacional da Carne que acontece nos dias 8 e 9 de junho em Campo Grande (MS).

No estande do Clube de Imprensa, o pecuarista Dácio Queiroz falou da ótima oportunidade para que o produtor rural participe de "importantes palestras com temas relevantes como: exportação, sanidade, meio-ambiente, não faltará ainda debates sobre o efeito estufa, vamos desmistificar tudo aquilo que as ONGS (Organizações Não Governamentais) apregoam como boi devastador e destruidor de florestas".
O diretor da Famasul enfatizou ainda "agora com o fim da ZAV (Zona de Alta Vigilância) coloca como status livre da febre aftosa toda a região de fronteira com vacinação".
O jornalista Paulo Rocaro editor do Jornal da Praça, durante a entrevista destacou que "esta cadeia da carne é um evento internacional que exigiu muito esforço para o Governo do Estado e da Famasul, um evento que vai colocar a fronteira no seu devido lugar".
Finalizando Dácio Queiroz lembrou do seu trabalho em Antônio João como por duas vezes prefeito da cidade, presidente do Sindicato Rural "comungo o sucesso dos homens de bens da fronteira, quero continuar neste caminho de um dia poder administrar a Federação da Agricultura, cargo eletivo que nos permitirá discutir os problemas da classe a nível nacional e internacional".

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Globo diminui meta de audiência para 2011

Redação Portal IMPRENSA
A Rede Globo de televisão reviu sua meta de audiência e diminuiu em quatro pontos a média ideal de ibope diário. Segundo a coluna "Outro Canal" desta quinta-feira (31), da Folha de S.Paulo, a emissora estabeleceu como meta 18/19 pontos de média no Ibope.
Antes da revisão, a emissora trabalhava com uma média de 22 pontos diários, previsão que não alcançava desde 2004. Entretanto, desde fevereiro que o Ibope tem registrado queda na audiência da Globo - em fevereito sua média foi de 15,9 pontos.
"Mantemos a relação de distância de audiência com as outras redes", disse o diretor-geral da Globo, Octávio Florisbal, ao falar sobre os novos índices no lançamento da programação de 2011, na terça-feira (29), em São Paulo.
Florisbal também prometeu que a Globo terá 90% sua programação transmitida em Alta Resolução (HD) até 2012, começando pelo horário nobre.
Ponta Porã
A TV Morena Ponta Porã é uma emissora de televisão brasileira com sede em Ponta Porã (MS).
Pertence à Rede Matogrossense de Televisão e retransmite a programação da Rede Globo, além de gerar programas locais como: Bom Dia MS e MSTV.
A emissora recebe o sinal da Rede Fuso devido a diferença de 1 hora em relação ao horário de Brasília. Ela foi fundada por Eduardo Elias Zahran.
A TV Ponta Porã também perdeu audiência na fronteira, ela já contou com dezenas de profissionais no municipio, inclusive com três equipes de reportagem. Em 1996 a TV Ponta Porã contou no seu quadro com os profissionais Anderson Navarro (Diretor Regional de Jornalismo), repórteres Nivalcir Almeida, Rosane Mazetto, Ademir. Na produção trabalhavam Antônio Marcos, Ed Moreno, Vania Torres, Marina Sabber, Eder Rubens, entre outros.
Atualmente a TV Ponta Porã apenas com um produtor de jornalismo, um repórter e um cinegrafista, além de poucos funcionários operacionais.