domingo, 28 de fevereiro de 2010

Clube de Imprensa prepara stand para 36ª Exporã

Os filiados do clube de Imprensa de Ponta Porã na manha de sábado (27) começaram a organizar o stand onde receberão os seus convidados durante a realização da 36ª Exporã – Exposição Agropecuária e Industrial de Ponta Porã.
De acordo com o presidente Diovane César a organização será feita pelos filiados do CIPP, “estamos fazendo a limpeza da nossa casa aqui no parque de exposições Alcindo Pereira e vamos deixar tudo pronto para abertura da 36ª Exporã no sábado (6) onde os nossos colegas de imprensa terão todas as comodidades para desenvolver o seu trabalho e divulgar as noticias em tempo real”. Segundo o jornalista e radialista “serão vários órgãos de imprensa que estarão presente e cada dia será um dos órgãos que se fará responsável pela organização”, mencionou Diovane César.Este ano o clube de imprensa de Ponta Porã prepara uma grande recepção no local e serão servidos vários tipos de cardápios os colegas e convidados para isso os órgãos de imprensa já começam a se preparar para recepcionar em seu stand no parque de exposições de Ponta Porã que terá sua abertura oficial no próximo dia (6) onde estarão presentes autoridades, expositores, produtores rurais e populares. Fonte: CIRS - Lile Corrêa (com informações do Capitan Bado)

Conterrâneo de Lula anima "brasiguaios" na fronteira

Jonathan Torres comanda programa na Cidade FM 106,3
Alegria, entusiasmo e otimismo aliados a uma comunicação ágil e positiva fazem do locutor Jonathan Torres, um líder de audiência na fronteira do Brasil com o Paraguai.
O radialista Jonathan Irlan Tavares Torres (20 anos) é conterrâneo do presidente Luis Inácio Lula da Silva, de Garanhuns Pernambuco, ele vem conquistando os fãs "brasiguaios" com dinamismo e responsabilidade liderando a audiência das 8h às 10h com o programa “Manhã com JT” na Cidade FM 106,3 aos sábados, em Bella Vista, região Norte do Departamento Del Amambay no Paraguai.
Ele herdou a comunicação da família, sabe tocar vários instrumentos musicais e já cantou como músico profissional em bandas que animaram carnavais.
Sua carreira como locutor e apresentador de programa de rádio começou na Rádio Nossa FM 95,5 em 2008, depois fez sucesso ao integrar a equipe de comunicadores na Brasil FM 104,9.
Líder por natureza integra o Grupo de Jovens da Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório em Bela Vista (MS), atualmente esta no segundo ano de Turismo pela UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Jardim (MS) sabe que “o desenvolvimento da região do sudoeste se dará pelo investimento no turismo através da preservação do meio ambiente com desenvolvimento sustentável”. Para ele a receita do sucesso, “não é preciso ser um vencedor, mas é preciso estar no meio deles”, enfatiza JT.

Ações do Rotary Clube é destaque na midia


Idealizado pelo comunicador e rotariano Roberto Walter do Nascimento Boller, o Blog do Rotary Clube de Bela Vista (MS) recebe milhares de visitas de internautas do mundo inteiro que ficam sabendo das ações dos rotarianos na fronteira do Brasil com o Paraguai.
Entre as matérias postadas informa que "o Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários e fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões". Lembra que "a Fundação Rotária é uma corporação sem fins lucrativos dedicada a promover a paz e a compreensão mundial por intermédio de programas humanitários, educacionais e culturais". Enfatiza que "embora os Rotary Clubs criem seus próprios programas de prestação de serviços, todos os rotarianos dedicam-se à meta de erradicar a pólio". Em Bela Vista o presidente do RC, é o ex-prefeito por dois mandatos, José Garibaldi da Rosa Neto, e Sueli Loureiro da Rosa é a presidente da Casa da Amizade.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Rotary parabeniza 40 anos da Tribuna da Fronteira


Limites de Bela Vista também foi tema da reunião

Os rotarianos de Bela Vista, estiveram reunidos em sua sede social na noite de quarta (24) sob a presidência de José Garibaldi da Rosa Neto e Sueli Loureiro da Rosa, presidente da Casa da Amizade.Na oportunidade todos os rotarianos apoiaram “votos de parabéns ao jornalista Ivaldo Pereira e ao jornal Tribuna da Fronteira, que celebrou no dia 20 de fevereiro seus 40 anos de relevantes serviços prestados a comunidade sul-mato-grossense”, a eles será enviada correspondência oficial do Rotary Clube de Bela Vista.
De acordo com o presidente do RC, José Garibaldi “o Ivaldo é uma pessoa especial que tem o nosso respeito e admiração, nossos votos de felicitações por 40 anos de conquistas e vitórias”. Para o jornalista Lile Corrêa “Ivaldo Pereira já presidiu o Rotary Clube de Bela Vista, sua história de garra e luta se confunde com a história de Bela Vista, homenagear a Tribuna da Fronteira é valorizar os profissionais que fazem da Imprensa o quarto poder das democracias”.
Limites da cidade
De acordo com o presidente José Garibaldi “o Rotary é um clube de serviço que tem buscado colaborar com as autoridades constituídas, cada uma na sua área de atuação”, por isso mencionou que “esta semana manterei contato com o prefeito Chico Maia para que seja feito à colocação certa das placas de limite de Bela Vista e Antônio João”. Ele lamentou que “uma placa foi colocada no Damacue como se lá fosse o limite dos municípios, quando na verdade o limite do município é na Cabeceira do Comprido”, afirmou Garibaldi lembrando que “eu e o prefeito Dacio Queiroz (Antônio João) assinamos uma ata sobre o limite dos municípios na presença da Fátima do IBGE”.
105 anos do Rotary
Cassemiro Alves Corrêa, secretário do Clube, recebeu os parabéns dos companheiros pela ótima entrevista na Cidade FM 106,3 em que falou sobre os “105 anos do Rotary Internacional”, ocorrido no dia 23 de fevereiro.O rotariano Flávio Loureiro fez o protocolo do dia, apontando que o agro negocio foi responsável por 42% das negociações brasileiras.
Já o rotariano Almir Camargo Stein comentou que participou de treinamento no seminário do distrito para governadores assistente em Ribas do Rio Pardo (MS). Ele enfatizou que “o Rotary esta implantando um novo sistema de informática que vai facilitar a vida dos rotarianos, colocando acesso às informações através da agilidade do site do Rotary Clube na pagina do Distrito 4470”.
Segundo a tesoureira do clube, Dra. Wilma da Silva “as finanças do clube estão em dia, e os companheiros sabem que o tesoureiro é um recebedor e não um cobrador”.
A rotariana Ângela Venturini lamentou não estar presente nas reuniões anteriores em função de compromissos na prefeitura bela-vistense, aproveitou para informar com alegria que o filho Bruno passou em quatro vestibulares, e na faculdade federal vai cursar análise de sistemas.
Participaram da reunião os rotarianos Ângela Venturini, Wilma da Silva, Flavio Loureiro da Rosa, Roberto Boller, Cassemiro Alves Corrêa, senhoras da Casa da Amizade e familiares.

Alunos de assentamento ficam sem aula

Cerca de 40 alunos do grupo Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) no Assentamento Itamarati I ficaram sem transporte anteontem e não puderam ir à escola, por causa de um trator que atolou na estrada de acesso aos lotes. A máquina pesada foi ao fundo, encostando o lastro no chão. O trator só foi retirado com a ajuda de outra máquina, no final da tarde. Alunos que não quiserem perder aula foram à pé para a escola, percorrendo um trecho de aproximadamente 5 quilômetros. Este não é o primeiro incidente naquele espaço territorial. Recentemente um ônibus atolou pelo menos duas vezes no mesmo local. Os moradores se reuniram e se cotizaram para arrumar as estradas. Foi feito um ‘ladrão’ nas laterais da rua para escoamento da água.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Gibi de Batman é vendido por novo recorde

As primeiras aparições de Superman e Batman em gibis quebraram recordes de valor de venda em leilões e romperam a barreira de 1 milhão de dólares, em uma época em que os investimentos tradicionais vêm se saindo mal e que os super-heróis parecem estar se tornando mais atraentes.Um gibi de 1939 em que a figura do mascarado Batman combatendo o crime apareceu pela primeira vez foi vendido em leilão em Dallas, na quinta-feira, pelo valor recorde de 1,075 milhão de dólares, anunciou a Heritage Auction Galleries.Três dias antes, um comprador pagou 1 milhão de dólares pela estreia mundial de Superman na primeira edição de seu gibi da Action Comics, mais que triplicando o recorde mundial anterior de gibis, fixado no ano passado.Shirrel Rhoades, ex-editor e vice-presidente executivo da Marvel Comics, disse que os altos valores de venda dos gibis constituem em parte um reflexo da situação difícil da economia no momento.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Iglu gigante entra no Guinness

Guinness: Iglu de 5,3 m de altura bate recorde
Um grupo de amigos construiu um iglu de 5,3 metros de altura e 8,2 metros de diâmetro no condado de Brown, no estado do Wisconsin (EUA), e espera entrar para o Guinness, livro dos recordes, segundo reportagem do jornal "Green Bay Press Gazette".
O iglu gigante ganhou o nome de "Bigloo" e foi erguido na frente da casa de Paul Steckart. De acordo com o jornal "Green Bay Press Gazette", o atual recorde foi estabelecido em 2008 no Canadá, com um iglu de 4,16 metros de altura e 7,84 metros de diâmetro.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Em emissora, advogado do Sindicato critica prefeito

“Criança com berne na cabeça” e “cobrança indevida no Hospital” foram denuncias apresentadas por Dr. Marcelinho Calvano
O advogado do SIMBEL-Sindicato dos Servidores Municipais de Bela Vista (MS), Dr. Marcelinho Calvano criticou o prefeito Chico Maia (PT) em entrevista ao vivo no Programa Ademir Mendonça na manhã de quarta (22) ao vivo na Cidade FM 106,3.
Durante a entrevista o advogado aproveitou para orientar a comunidade fronteiriça de como agir em questões do menor que tem direitos assegurados pela ECA – Estatuto da Criança e Adolescente, também falou sobre aposentadoria e auxilio maternidade no meio rural.
Ele lembrou que em questões de abusos contra menores devem ser denunciadas ao Conselho Tutelar. O advogado respondeu perguntas enviadas pelos ouvintes através de mensagens de texto enviadas ao programa pelo (67) 9612.6316.
Aumento Salarial
Segundo Calvano na semana passada encaminhamos através do SIMBEL oficio ao secretário de finanças Norimar Ibanhes com cópia ao prefeito Francisco Maia, para que a prefeitura marque uma reunião para tratar do aumento salarial dos servidores municipais de Bela Vista.
Ele apontou que “o servidor municipal não recebe o salário mínimo, tem alguns que ganham menos de um salário mínimo, tem servidor que recebe 450 reais e embaixo do holerite vem escrito complemento 510 reais, sendo assim todas as gratificações vem encima dos 450 reais, ou seja, recebe menos do que lhe é de direito”.
De acordo com Dr. Marcelinho Calvano, “Bela Vista arrecada cerca de 30 milhões de reais por ano, já passou mais de um ano da administração do prefeito e até agora nada, falta investimento nas áreas de saúde, educação e assistência social”.
Saúde X Carnaval
“Ele falou que ia aplicar na saúde, não fez festa de Natal, deixou de fazer mais um carnaval, não teve desfile cívico (aniversario de Bela Vista 20 de julho), disse que não fez o carnaval pra investir na saúde, só que a saúde de Bela Vista esta pra morrer, pois hoje o cidadão vai ao Hospital praticamente não tem atendimento”.
Criança com bicheira
Segundo o advogado “eu tenho o nome do pai da criança, e o nome da criança e da mãe, não vou revelar aqui apesar de a família me autorizar”.
O caso da criança com berne na cabeça aconteceu no Hospital São Vicente de Paulo, quando “a criança estava com bicheira, continuou com bicheira e não foi atendida de maneira adequada”.
Cobrança indevida
Outra denúncia grave apresentada na emissora, por Dr. Marcelinho Calvano menciona que “estou com recibo de cobrança do Hospital das refeições fornecidas as pessoas que estão internadas, no recibo consta ainda cobrança por outros serviços, pelo uso de roupa de cama e cobertor”.
Dengue
Calvano lembrou ainda da “epidemia de dengue que toma conta de Bela Vista, só eu conheço mais de 30 pessoas que já foram vitimas do mosquito, o fumacê passou uma vez na vida e vai passar outra vez na morte, estamos passando por uma situação de saúde precária”.
Carnaval
Para Dr. Marcelinho Calvano, especialista em direito público “o prefeito dizer que não fez carnaval pra investir na saúde, pode falar que é mentira, a verba da saúde é verba especifica, como a verba da educação é especifica, elas não permeiam para um carnaval, ele poderia ter usado a verba de gabinete para fazer o carnaval, não fez porque não quis”.
Dr. Marcelo Calvano lembrou que Chico Maia em campanha prometeu as crianças da Nova Esperança que “daria café da manhã todos os dias com toddy e pão e só ficou na promessa”, tenho gravado isso, afirmou o advogado.
Acadêmicos
Já com os acadêmicos o prefeito “fez o compromisso de pagar o ônibus integral, agora achou desculpa com os acadêmicos bela-vistenses que estudam em Jardim, falou que vai dar dinheiro a partir do momento que os estudantes legalizarem a situação da associação, o prefeito tem meios de ajudar quem quer evoluir, depende dele”.
Falta d'agua
Finalizando o advogado lembrou “o Francisco fez o compromisso de colocar água no Distrito Nossa Senhora de Fátima com dois meses de administração, e até agora nada, se o povo estivesse esperando por ele, já teria morrido de sede, ele tem sido um funcionário público muito ruim e corre o risco de ser demitido por justa causa”.
Fonte: CIRS - Lile Corrêa

Gaucho procura irmao desaparecido ha 48 anos


Gaúcho Manoel Joaquim dos Santos (65) procura o irmão Leopoldo dos Santos (57).
Eles não se comunicam ha 48 anos. Informações ligar (67) 9991 5831 com jornalistalilecorrea@gmail.com

Brasil celebra hoje a conquista do voto feminino


De acordo com a maior agenda de Datas Comemorativas do mundo, idealizada pelo mineiro Franklin Lopes celebramos nesta quarta 24 de fevereiro, o Dia da Defesa Civil Paulistana (São Paulo); Dia da primeira Constituição Republicana e segunda Constituição do Brasil (1891), Dia da Conquista do Voto feminino no Brasil, Dia da Panqueca, Dia do Webdesigner, Dia da Revolta de Beckman no Maranhão em 1684, Dia Universal do Calendário Gregoriano, Dia da Intependência da Estônia, Dia da Bandeira do México.

Voto feminino

No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto.Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi ainda aprovado parcialmente por permitir somente às mulheres casadas e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania.Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.Foram muitas as mulheres que lutaram pela conquista do direito ao voto feminino: Julia Barbosa, Bertha Lutz, Leolinda Daltro, Celina Vianna, Nathércia da Cunha Silveira, Antonietta de Barros, Almerinda Gama, Jerônima Mesquita, Maria Luisa Bittencourt, Alzira Teixeira Soriano, Carlota Pereira de Queiroz, Josefina Álvares de Azevedo, Carmen Portinho, Elvira Komel, Amélia Bevilacqua, Isabel de Sousa Matos e diversas outras mulheres que participaram de tão importante conquista.

Fronteira

Na fronteira do Brasil com o Paraguai, em Bela Vista atualmente as mulheres vão conquistando seu espaço politico com garra e determinação entre elas as vereadoras Letizia Murano, Marly Marin e Fabrizia Tinoco; empresária Denise Kalife Mendonça, Luciana Oliveira (Guinness Brasil) , Sonia Cristaldo (Fronteira News) presidente da Casa da Amizade Sueli Loureiro da Rosa, secretária de Administração e Saúde Angela Venturini Baggio, senadora Marisa Serrano que fazem a diferença no dia a dia da comunidade fronteiriça.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Dengue mata jovem de 18 anos em Jardim

Dengue mata jovem na véspera de ingressar no Exército
A dengue hemorrágica matou o jovem Hebert da Silva Neto, 18 anos, na véspera dele realizar o grande sonho de se apresentar para prestar o serviço militar obrigatório. Ele deveria ter se apresentado ontem no quartel de Jardim, mas faleceu no sábado, após ficar quatro dias internado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian, em Campo Grande. Para a dona de casa Iria da Silva, 66, é uma dor sem fim perder o único “filho”, como ela considerava o sobrinho, o qual criou desde pequeno. Os pais residem no interior de São Paulo. “As autoridades devem tomar atitude para evitar dor para outras famílias, não tem explicação”, afirmou o seu pai, o cobrador de água Heverton Valério da Silva, 40, que foi a Jardim para acompanhar o velório e o sepultamento do filho.Segundo Iria, o jovem apresentou os sintomas da doença na segunda-feira de Carnaval. Ele passou mal na madrugada de Terça-Feira de Carnaval, quando foi internado no hospital de Jardim.Devido à gravidade do caso, os médicos determinaram a transferência imediata para o HR na Quarta-Feira de Cinzas. A sua tia-mãe conta que ele ficou no corredor até ser transferido para o CTI (Centro de Terapia Intesiva), onde permaneceu internado até às 21h30 de sábado, quando faleceu. O atestado de óbito aponta insuficiência respiratória, choque séptico e dengue hemorrágica. O sepultamento do jovem aconteceu domingo em Jardim. “Ele ia se apresentar no quartel ontem para pegar a farda”, lamentou Iria. Fonte: CG News

SBT suspeita que tem espião dentro de casa

O SBT entrou em estado de alerta na semana passada, quando o site da rival Record anunciou que Ana Hickman apareceria neste domingo, no “Tudo é Possível”, na companhia de um jacaré e de um falcão adestrado. Os animais seriam levados pelo chamado “Dr. Pet”.O alerta no Complexo Anhanguera não era sem motivo: as mesmas espécies animais estavam previstas para aparecer já na abertura do programa dominical de Eliana. A preocupação da produção do SBT foi maior pois ela tinha gravado o quadro no dia 4 de fevereiro. O “Tudo é Possível” da Record teria feito a gravação três dias depois. Como o SBT segurou a gravação por 17 dias (mais de dois finais de semana), o fato de a Record escolher o mesmo dia soou como “carta marcada”. No entanto, cabe observar que, neste domingo, o quadro de Ana Hickmann com o gavião e o jacaré foi exibido cerca de meia hora depois do de Eliana. Embora possa ser infundada, a suspeita desde quinta no SBT é de que haveria algum “infliltrado” na casa passando informações para equipe rival na Record. Segundo Ooops! apurou, estaria sendo feita uma espécie de investigação para tentar apurar o vazamento da pauta. Procurada, as assessorias do SBT e de Eliana se negaram a comentar a situação.

Clube de Imprensa retoma rodízio em estande da Exporã

O estande do Clube de Imprensa na 36ª Exporã (Exposição Agropecuária de Ponta Porã) votará a ter este ano o rodízio de órgãos de comunicação no atendimento ao público durante a feira, que será realizada de 6 a 14 de março próximo, no Parque de Exposições ‘Alcindo Pereira’.
A decisão de retomar o antigo sistema foi tomada durante reunião do CIPP na noite de sábado (20), na Câmara Municipal. Pelo sistema, em cada dia da exposição, um órgão diferente (ou em parceria) é responsável pela recepção aos convidados, oferecimento de jantar e de bebida. Em 2006 a recepção durante toda a exposição foi bancada pelo escritor e jornalista Paulo Rocaro.
Em 2007 e 2008 os dias foram divididos entre oito órgãos de comunicação e sindicato dos radialistas. No ano passado foi proposta um novo sistema de caixa único para bancar as despesas, mas a maioria dos veículos de imprensa não aprovou o sistema. Este ano volta o sistema anterior, no qual, em seu dia de responsabilidade, o órgão de imprensa se vira para organizar a recepção no estande da categoria. De início, apenas a reforma do estande será bancada de forma coletiva.

Presidente do PMDB declarou apoio à Moka

Jornal Tribuna Popular destaca caminhada de Moka ao Senado
O presidente do PMDB, Alcir Mendonça que exerce o cargo em seu terceiro mandato a frente do diretório bela-vistense, em entrevista ao programa Flavinho Lopes na manhã de sábado (20) na Cidade FM 106,3 declarou apoio ao deputado federal Waldemir Moka (PMDB). De acordo com o empresário Alcir Mendonça “os filiados sabem quem é o Moka, um cidadão que todos nós conhecemos, eu entende que os 60 prefeitos que apóiam a pré-candidatura do Moka, entendem que o momento é dele ser candidato a senador”.Segundo ele, “venho aqui na radio pedir para todos os membros do diretório, que possamos votar em massa para que o Moka seja o nosso senador, Bela Vista vai ter dois senadores em Brasília, a Marisa Serrano e futuramente o Waldemir Moka”.

MP vai apurar ameaças de prefeito a jornalista

Prefeito ameaça jornalista em Aquidauana (MS)
A mesma imprensa (aquidauana on-line) que um dia ecoou as denúncias de Fauzi contra o então prefeito Felipe Orro,e que lhe proporcionou dois "belos processos" ainda em julgamento, que lhe pavimentou a entrada do Castelinho Mal Assombrado, hoje, está sendo pressionada a fazer vista grossa aos desvios de conduta de um grupo que deixou de ser estilingue, prá virar vidraça. Grupo esse,que não sabe conviver com esse contra-ponto da política.
O episódio de hoje, em que o jornalista Aládio Jorge Aranda foi frontalmente ameaçado é algo que mostra como o discurso moralista que tem sido adotado por Fauzi é, no mínimo, hipócrita. E, mais ainda. Permite que se tenha os piores pensamentos sobre o que se passa em sua administração. Responder aos fatos atacando torpemente o jornalista é algo que só faz, quem sabe que não tem razão, porque não tem argumentos. Em vez de apresentar uma razão plausivel para seu comportamento (agredindo via telefone)limita-se a atacar jornalista, profissional que trabalha com a notícia.
Em nenhum momento este órgão informativo impediu que o prefeito usasse qualquer um dos seus espaços para se justificar diante do ataque feroz da oposição, que vem lhe minando o bom senso, e o auto-controle, qualidades essenciais para um homem público.

Celebramos nesta terça o dia internacional do Rotary

Rotarianos celebram Dia Internacional do Rotary em todo mundo
De acordo com a maior agenda de datas comemorativas do mundo, idealizada pelo mineiro Franklin Lopes, celebramos nesta terça (23) o dia Internacional do Rotary Clube, também comemora-se o dia nacional, estadual e municipal do Rotary.
A maior Ong do Mundo
O primeiro clube de prestação de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, foi formado em 23 de fevereiro de 1905 por Paul P. Harris, um advogado que queria reproduzir em um grupo profissional o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. O nome “Rotary” surgiu devido ao sistema inicial de rodízio das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos integrantes do grupo.
O Rotary tornou-se cada vez mais popular, e em uma década clubes foram fundados em diversas cidades dos Estados Unidos, inclusive São Francisco e Nova York, e em Winnipeg, Canadá. Em 1921, o Rotary contava com clubes nos seis continentes e um ano mais tarde adotou o nome Rotary International.
À medida que a organização crescia, sua missão expandiu-se além dos interesses profissionais e sociais de seus integrantes. Rotarianos começaram a angariar recursos e utilizar suas habilidades em benefício de comunidades necessitadas. O ideal da entidade está refletido em seu lema, Dar de Si Antes de Pensar em Si.
Em 1925, havia 200 Rotary Clubs integrados por mais de 20.000 rotarianos. O prestígio da organização atraiu a seu quadro social presidentes, primeiros-ministros e personalidades ilustres, entre eles o escritor Thomas Mann, o diplomata Carlos P. Romulo, o humanitário Albert Schweitzer e o compositor Jean Sibelius.
A Prova Quádrupla
Em 1932, o rotariano Herbert J. Taylor criou a Prova Quádrupla, um código de ética adotado pelo Rotary 11 anos mais tarde. A Prova, traduzida em mais de 100 idiomas, consiste nas seguintes perguntas: Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos
(1) É a VERDADE?
(2) É JUSTO para todos os interessados?
(3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
(4) Será BENÉFICO para todos os interessados?
Mais de um século após Paul Harris e seus colegas terem fundado o clube que eventualmente levou ao estabelecimento do Rotary International, rotarianos continuam a se orgulhar da história da organização. Em homenagem ao primeiro clube, rotarianos preservaram o local original dos encontros na sala 711 do prédio Chicago’s Unity Building, recriando o escritório assim como ele era em 1905. Durante muitos anos, o Clube Paul Harris 711 manteve a sala aberta para rotarianos visitantes. Em 1989, quando o prédio estava prestes a ser demolido, o clube desmontou cuidadosamente o escritório e salvaguardou materiais como portas de radiadores. Em 1993, o conselho diretor do RI designou um local permanente para a Sala 711 no 16° andar da sede mundial em Evanston.
Atualmente, 1,2 milhão de rotarianos integra cerca de 32.000 Rotary Clubs em mais de 200 países e áreas geográficas.
Fronteira
Em Bela Vista, na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, o Rotary Clube bela-vistense integra o Distrito 4470, tendo como presidente o ex-prefeito por dois mandatos José Garibaldi da Rosa Neto e presidente da Casa da Amizade, Sueli Loureiro da Rosa. As reuniões acontecem as quartas feiras a partir das 20h na sede própria localizada na Rua Geraldo de Souza Rosa.
Segundo José Garibaldi "o Rotary Clube tem uma cadeira cativa na ONU - Organização das Nações Unidas, ser rotariano é ter uma credencial de um homem de bem".
A Cidade FM 106,3 prestou homenagem aos rotarianos brasileiros e paraguaios, na manhã de terça (22) o companheiro Cassemiro Alves Corrêa concedeu entrevista ao radialista e jornalista Ademir Mendonça sobre a luta do RI na erradicação da poliomelite no mundo, bem como a participação dos rotarianos na ajuda as vitimas do terremoto do Haiti.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Vídeo mostra policiais agredindo motorista

Agentes da Polícia Caminera (Rodoviária) do Paraguai foram filmados, na semana passada, cometendo abusos e agredindo um motorista durante abordagem ocorrida na cidade de Coronel Oviedo, a meio caminho entre Ciudad del Este e Asunción.
As imagens, postadas no site de vídeos Youtube e difundidas pela imprensa local chegaram ao conhecimento do diretor da instituição, Eduardo Petta, que lamentou o ocorrido e determinou o afastamento e a abertura de processo disciplinar contra os policiais envolvidos.

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Na fronteira, Câmara continua sem iluminação pública


Prefeitura não liga iluminação em frente Câmara de Vereadores
A prefeitura de Bela Vista, administrada pelo prefeito Chico Maia (PT) não conseguiu “ainda” resolver a falta de iluminação pública em frente a Câmara de Vereadores na Rua Cuiabá e em frente aos Correios na Rua Antônio Maria Coelho, postes com luminárias que não estão ligadas no centro do município que faz fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
Quem foi na sessão ordinária da Câmara Municipal na segunda (22) pode constatar um problema já abordado na semana passada “ainda sem solução”.
A matéria publicada abordava que na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Bela Vista (MS), na noite quinta (18) populares quase “tropeçaram” ao adentrar a Casa de Leis, tudo por conta de um poste de iluminação pública localizado na entrada do poder legislativo que esta com a “luz desligada”.
Cosip
A Câmara de Vereadores através da Lei número 1.173, instituiu a COSIP - Contribuição para o custeio de Serviços de Iluminação Pública no município de Bela Vista no ano de 2004.
Em campanha eleitoral o atual prefeito Chico Maia (PT) falou que era contra a Cosip, após assumir o cargo em janeiro de 2009 manteve a cobrança de iluminação pública dos bela-vistenses.Apesar da Câmara de Vereadores ter pagado no mês de dezembro R$ 146 reais e R$ 85 reais de energia elétrica, a prefeitura de Bela Vista através da secretaria de Obras “afronta os vereadores” e não faz o seu papel de manutenção e conservação das luminárias. Nos bairros da cidade não é diferente, existem ruas que estão com os postes com luminárias desligadas e as únicas luzes que iluminam a rua são as luzes internas das casas.

Fonte: CIRS - Lile Correa

Celebramos nesta segunda dia do Escotismo

De acordo com a maior agenda de datas comemorativas do mundo, idealizada pelo mineiro Franklin Lopes, recordista mundial como "maior colecionador de datas festivas do mundo", celebramos nesta segunda (22) o dia do Escotismo; dia europeu da vítima de crime; dia dos arautos do Evangelho; dia da Cátedra de São Pedro; dia da unidade nacional da Síria; dia da independência de Santa Lúcia; dia da ponta da praia em Santos (São Paulo); dia do gato no Japão.
Escotismo
Escotismo foi fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Raul Freixes comanda Povo na TV no SBT

O Povo na TV era um programa de televisão transmitido nas tardes da antiga TVS, atual SBT na década de 1980, segundo a Wikipedia.Tratava-se de um programa de entrevistas sobre temas polêmicos e escandalosos. Também exibia fofocas do meio artístico e quadros de defesa do consumidor. Reportagens mostravam as queixas de consumidores mal atendidos, que eram colocados frente a frente com fornecedores de serviços e produtos. A conversa muitas vezes descambava para brigas físicas. Alcançou altos índices de audiência e chegou a ameaçar a Rede Globo no horário. Entre os apresentadores, estavam Wilton Franco, Wagner Montes, Christina Rocha e Sérgio Mallandro. O programa se encerrava às 18h, com uma reza à Ave Maria.
Mato Grosso do Sul
Dois programas com o mesmo nome são exibidos atualmente, ao vivo. Um, de Campo Grande para todo o Estado, pela TV Campo Grande, afiliada do SBT em Mato Grosso do Sul. Foi ancorado pelo deputado estadual Maurício Picarelli, é sucesso entre a população de baixa renda que busca soluções de problemas corriqueiros, como o paradeiro de um parente desaparecido e até emprego. Mas esse programa, no início, era ancorado pelo apresentador Jonatan Barbosa (Picarelli assumiu seu lugar em 1984). Em 2006, Picarelli assinou contrato com a afiliada da Band em Mato Grosso do Sul, TV Guanandi, já em 2009 assinou com a TV MS Record. Entre 2006 e dezembro de 2008, Luiz Fernando Fernandes assumiu a apresentação, até assinar contrato com a TV MS Record, o programa foi também apresentado pelo jornalista Cláudio Severo. A partir do dia 18 de maio de 2009, é apresentado pelo ex-deputado e radialista Raul Freixes, de segunda a sexta das 10h55 as 12h25 reportagens de Cláudio Severo da capital Campo Grande e Lile Corrêa da fronteira do Brasil com o Paraguai.


Pernambuco
Na TV Jornal Recife a versão pernambucana é bem mais reduzida: 15 minutos de duração. O Povo na TV, exibido de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 13h45, é apresentado por Wagner Gomes e tem reportagens de Ciro Bezerra.

Começa hoje recuperação das estradas de Murtinho

Após fortes chuvas ocorridas em Porto Murtinho no começo da semana, estradas vicinais e pontes ficaram gravemente danificadas. Na manhã de sexta (19), o Diretor Executivo da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), engenheiro Jarlen Santos Lemos esteve na cidade para analisar as condições das estradas.
O engenheiro Jarlen Lemos enviou um relatório sobre os danos causados pela chuva para a Agesul, para na segunda-feira (22) começarem os trabalhos de cascalhamento dos pontos críticos nas estradas e principalmente do desvio da MS 467, que vai para a colônia cachoeira.
A rodovia MS 467, que liga a BR 267 à Colônia Cachoeira, foi uma das mais afetadas, onde duas pontes caíram e mais quatro ficaram danificadas, deixando centenas de pessoas ilhadas.

Girotto garante recuperar estradas rurais de Naviraí

Vice-prefeito Ronaldo Botelho e vereador José foram recebidos por Girotto
Naviraí deve receber um apoio especial do Governo do Estado, através da Secretaria de Obras, para recuperação da malha viária rural do município, prejudicada com as intensas chuvas que atingiram a região no final do ano e princípio de Janeiro.
Pelo menos foi o que ficou definido numa reunião realizada no princípio na semana passada em Campo Grande em que participaram além do Vice Prefeito Ronaldo Botelho o vereador José Roberto (PMDB). Eles foram recebidos pelo Secretário Edson Girotto e o Subsecretário Beto Mariano, levando uma reivindicação tirada junto aos produtores num encontro que tiveram na última semana na Copasul.
Na audiência ficou definido que o Governo do Estado por intermédio da Agesul e de empresas terceirizadas irá socorrer o município para recuperação dos pontos mais críticos das estradas rurais. O secretário Girotto, ressaltou o interesse do Governo do estado em favorecer o produtor rural, notadamente na fase de escoamento da safra. “Vamos unir força com a Prefeitura e ajudar os agricultores e pecuaristas de Naviraí” disse o Secretário.
A uma malha viária municipal de Naviraí é de aproximadamente 900 km. Alguns trechos ficaram intransitáveis com as últimas chuvas, conforme avaliação dos produtores e da Gerência de Obras da Prefeitura.

Paraguai prolonga horário de verão até abril

Pressionado pela crise energética que está prejudicando a economia do país e irritando a população devido aos frequentes apagões registrados, o Paraguai permanecerá em horário de verão até o segundo domingo de abril, conforme disposição adotada pelo presidente Fernando Lugo.
Em seu Decreto nº 3.958, Lugo altera resolução anterior que determinava o retorno ao horário normal no segundo domingo de março. Pelo novo texto, a volta à normalidade ocorrerá, apenas, no segundo fim de semana de abril, como forma de aliviar a carga elétrica nos horários de pico.
Desde o início do ano, o Paraguai enfrenta contraditória crise energética, provocada pela debilidade de seu sistema de transmissão e distribuição de eletricidade, gerenciado pela companhia estatal ANDE.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Corrida da Paz celebra aniversário do 10 R C Mec

O 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado comemorou 171 anos na fronteira

O 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado durante as realizações das atividades comemorativas aos 171 anos neste domingo 21 de fevereiro de 2010, na cidade de Bela Vista, realizaou uma corrida de rua denominada “Corrida da Paz” com a participação de 98 atletas que percorreram cinco quilômetros com aclives e declives, onde sagrou-se campeão no masculino o soldado Juscelino Nunes com o tempo de dezesseis minutos e trinta e dois segundos, e no feminino a Cristiana Bogarim Ferreira com o tempo de vinte e nove minutos e cinqüenta segundos.

Em nota distribuida a Imprensa, pela assessoria da unidade militar, o comandante do 10 R C Mec, Tenente Coronel Hudson Duarte da Rocha Junior agradeceu a população "de Bela Vista pela participação juntamente com os militares nesta prova, em comemoração ao aniversário de cento e setenta e um anos do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado".


Moka intensifica campanha rumo ao Senado


Peemedebistas fazem festa para Moka em Antônio João
O deputado federal Waldemir Moka (PMDB) foi recebido com churrasco e aplausos pelos correligionários de Antônio João, na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, na manhã de domingo (20) no Sindicato Rural.
O pré candidato a uma vaga ao senado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, esta intensificando o corpo a corpo aos companheiros nesta semana, visando as prévias do partido que acontecerão no dia 7 de março em todas as 78 cidades do Mato Grosso do Sul.
Uma mobilização da militância que vai utilizar urna eletrônica no domingo das 8h as 17h para escolher entre Moka e o senador Valter Pereira.
Um panfleto com parte das ações do deputado federal e a relação de 60 prefeitos que já hipotecam apoio à Moka foi distribuido aos presentes, também não faltou discursos acalorados na "terra de heróis" que fizeram parte da festa.
Na oportunidade acompanhando Moka, estava o deputado estadual Junior Mochi (PMDB) que busca a reeleição. Também o prefeito de Iguatemi, José Roberto Arcoverde veio do Conesul do Estado e fez questão de estar ao lado do pre candidato ao senado na mesa de honra.
De acordo com o presidente do diretório do PMDB antoniojuanense, Jose Altair "o deputado federal Moka tem apoio de 80% dos companheiros, pois é o deputado mais atuante que temos em Antônio João e Região, além de ser um companheiro de todas as horas, fazem quinze anos que estou no partido e o Moka sempre esteve presente fazendo parte da nossa história".
Entre os peemedebistas estava o ex-prefeito por dois mandatos em Antônio João, Dacio Queiroz Silva e a esposa Renata Gotardi, Nereu e a esposa vereadora Lucia Regina Butkevicius da Cruz; ex-vereadores Eliziario Xavier Brum (Xiru), Wilsinho e Mauro Pereira, radialista Helio de Lima, foram levar apoio à Moka.
Fonte: CIRS - Lile Corrêa*

Clube de Imprensa define participação na Exporã

CIPP fara a coletiva de imprensa da dupla João Carreiro e Capataz

O Clube de Imprensa de Ponta Porã reuniu seus associados na noite de sábado (20) nas dependências da Câmara de Vereadores tendo na ordem do dia definido o sorteio e agendamento dos orgãos de Imprensa da Fronteira que estarão recepcionando as autoridades e convidados no stand da CIPP durante a realização da EXPORÃ, que acontece de 6 a 13 de março no Parque de Exposições Alcindo Pereira.
Já é uma tradição na Exposição Agropecuária e Industrial de Ponta Porã, as autoridades, visitantes e convidados passarem pelo stand do Clube de Imprensa que sempre faz a cobertura da maior feira de agro negócios da região de fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
De acordo com o presidente da CIPP, Diovane Cesar "estamos aguardando confirmação do Clube de Imprensa de Dourados para que possamos ter um dia de confraternização desta vez na casa deles". Ainda em tempo foi debatido a viabilização de transporte para a participação de membros do CIPP e do CIRS - Clube de Imprensa da Região Sudoeste no Encontro Estadual de Jornalistas no mês de abril em Três Lagoas.
Ponto positivo no reencontro com os colegas de radio, jornal e televisão são as historias que marcam a vida dos profissionais da comunicação que fazem a cobertura das noticias da fronteira, "são os bastidores que provocam risos e aplausos", declarou Lile Corrêa.
Coletiva de Imprensa
Soares Muller organizador do show de abertura da Exporã, sábado 6 de março que contará com a presença da dupla cuiabana João Carreiro e Capataz (sucesso na Novela Paraiso da TV Globo) mencionou que "eu, o Pedro e o Aleixo que estamos a frente do show contamos com o Clube de Imprensa para o credenciamento e coletiva de imprensa com a dupla, assim que definirmos o local e hora comunicaremos as colegas".
Stand do CIPP na Exporã
Democraticamente escolhido por sorteio os anfitriões no stand da CIPP na Exporã ficou definido na abertura sábado (6) Mercosul News e Agencia Ato; domingo (7) Cidade FM 106,3 (CIRS); Parra Produtora; Proart (Nene) e Jornal de Noticias; segunda (8) Sintercom; terça (9) Capitan Bado.com; quarta (10) Vips e Famosos e Cone Sul News; quinta (11) Jornal Regional; sexta (12) Ponta News e Noticias da Fronteira; sabado (13) Mercosul News; domingo (14) confraternização entre todos os filiados do CIPP.
Estiveram presentes na reunião o presidente Diovane Cesar, Paulo Rocaro, Lile Correa, Zadir de Souza, Paulo Custodio, Silvio Dias, Paulo Cesar, Soares Muller, Cezar Junior, Leo Veras, Andrea Bitencourt, Selmo Junior.
Dengue
Colega de Imprensa, Selmo Junior chegou quando a reunião estava em andamento, ele havia saido do Hospital Regional de PontaPorã, onde esteve internado nas ultimas 24 horas com caso confirmado de dengue, mostrando as manchas pelo corpo, ele mencionou que "junto comigo havia umas sete pessoas internadas com dengue", irritado mencionou que "uma enfermeira tratou muito mal os pacientes que estavam internados na unidade hospitalar". Uma denuncia que vai repercutir na midia!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Em emissora de rádio Moka recebe apoio de partidários


Presidente do PMDB Alcir Mendonça declarou apoio à Moka
O presidente do PMDB, Alcir Mendonça que exerce o cargo em seu terceiro mandato a frente do diretório bela-vistense, em entrevista ao programa Flavinho Lopes na manhã de sábado (20) na Cidade FM 106,3 declarou apoio ao deputado federal Waldemir Moka (PMDB). De acordo com o empresário Alcir Mendonça “os filiados sabem quem é o Moka, um cidadão que todos nós conhecemos, eu entende que os 60 prefeitos que apóiam a pré-candidatura do Moka, entendem que o momento é dele ser candidato a senador”.Segundo ele, “venho aqui na radio pedir para todos os membros do diretório, que possamos votar em massa para que o Moka seja o nosso senador, Bela Vista vai ter dois senadores em Brasília, a Marisa Serrano e futuramente o Waldemir Moka”.“Não tenho nada contra aqueles que apóiam o senador Valter Pereira, faz parte da democracia”, mencionou Alcir Mendonça.
Finalizando declarou que “eu, o Abraão Zacarias (ex-prefeito por dois mandatos) e amigos do diretório apoiamos o Moka porque ele é o representante da nossa região do sudoeste, as cidades de Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Bonito, Jardim, reconhecem o trabalho dele como deputado federal”.Alcir Mendonça aproveitou a oportunidade para destacar que “Moka preside a mais importante comissão do Congresso, a do orçamento” acrescentou “o apoio do Nelsinho Trad e Marquinhos Trad, mostra que a família Trad esta do lado do Moka “aqui no panfleto esta escrita palavras do Nelsinho: Moka já abriu mão de projetos pessoais em prol do partido, agora é a sua vez de ser senador”.O presidente informou os filiados do PMDB que a prévia em Bela Vista (MS) acontecerá na Câmara de Vereadores no dia 7 de março, a votação será através de uma urna eletrônica.
Fonte: CIRS – Lile Corrêa

Sucesso Aviva Jardim 2010


Aviva Jardim 2010 – Evento Gospel movimentou Jardim durante carnaval
Adoração à Deus, Louvor e Avivamento Espiritual e muitas Bênçãos – esse foi o resultado da quinta edição do Aviva Jardim 2010, um evento gospel realizado pela Comunidade Evangélica Videira, nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, durante as festividades de carnaval.
Durante três dias, mais de 600 pessoas passaram pela quadra da Escola Municipal Oswaldo Fernandes Monteiro, localizado na Avenida 11 de Dezembro. Segundo integrantes de várias igrejas evangélicas e até mesmo de outras denominações, foi um momento especial e gratificante para quem não curte o carnaval na Praça do Encontro. Caravanas de jovens das cidades de Campo Grande e Aquidauana também curtiram a “Folia Gospel” e prometeram voltar outras vezes para prestigiar um evento que nasceu no coração de Deus e ganhou a notoriedade da comunidade jardinense, “especialmente por ser uma festa completamente diferente das que acontecem por ai e o resultado não é tão gratificante para muitas famílias”, disse uma das jovens participantes.Sob a coordenação do Pastor Ian Carlos Gomes – Presidente da Comunidade Evangélica Videira/Mato Grosso do Sul e Pastor Luis Pereira Nascimento Junior, da igreja em Jardim, um dos objetivos do evento gospel é promover o Avivamento Espiritual das comunidades evangélicas neste período, tendo como convidado um palestrante de renome na área teológica, além de pastores e missionários das igrejas participantes, que são chamados para saudar e abençoar os presentes.
“Para este evento, tivemos a satisfação de receber a visita do Pastor Regis Andrade Monteiro, da Igreja Batista Nacional de Governador Valadares, em Minas Gerais, que com sua simplicidade e carisma, falou da Palavra de Deus as nossas igrejas, nos deixando bastante feliz com a repercussão que isso gerou durante as três noites de culto de Adoração e Louvor à Deus”, enfatizou o Pastor Júnior.
Fonte: Jardim Noticias - Paulo Abilio

Chuvas provocam alagamento em Murtinho


Estradas alagadas e intransitáveis deixam moradores da zona rural ilhados

O município de Porto Murtinho, cuja sede administrativa se encontra localizada a cerca de 435 km de Campo Grande, encontra-se em estado de alerta devido às fortes chuvas que caíram nos últimos dias em todo o seu território.Conforme informações oriundas da cidade, as três principais estradas que cortam o município encontram-se intransitáveis, deixando no isolamento moradores da Colônia Ingazeira (onde se localiza o Destacamento do Exército Brasileiro, na divisa com Vallemy, no Paraguai), a 56 km de Porto Murtinho, e da Colônia Cachoeira, localizada a 84 km da cidade.Os moradores da região da Fazenda Pirizal, em pleno pantanal, também estão completamente sem acesso à sede do município ou a outras regiões do Estado.
Na estrada que dá acesso á Colônia Cachoeira, quatro pontes ruíram e os alunos que estudam em uma escola da região ainda não iniciaram o ano letivo.Na Colônia Ingazeira a situação é a mesma: de desolamento e isolamento completo. Boa parte da estrada está debaixo d’água e com não está passando nenhum tipo de veículo.
A situação é caótica.Morando há mais de 10 anos na Fazenda santa Carmem, no pantanal, o mirandense Celso e sua esposa Maria dizem que nunca viram tanta água de uma só vez em um mesmo lugar.Os habitantes da área rural, de uma maneira geral, mostram medo de que o município passe por uma enchente histórica. Alguns estão deixando as área sem que residem a pé, uma vez que é impossível trafegar motorizado em qualquer região do município.
Em caso de emergência o único meio de locomoção é pelo ar, através de aeronaves.
O prefeito Nelson Cintra (PSDB) decretou estado de emergência em todo o território murtinhense. A última enchente das mesmas proporções da deste ano aconteceu no ano de 1982, portanto a quase três décadas.
(Com informações do radialista e vereador Edicarlos Lourenço da Rádio Alto Paraguay de Carmello Peralta – PY). Fotos: Toninho Ruiz

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Agesul abre concorrência para obras

Agesul abre concorrência para obras em 790 km de rodovia
A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) concluiu nesta sexta-feira a publicação editais para contratação das empresas que ficarão responsáveis pela execução das obras do Programa de Transportes e de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Mato Grosso do Sul-PDE/MS. O programa, orçado em mais de R$ 300 milhões, prevê a pavimentação de 280 km de rodovias e a reabilitação de outros 515 km, totalizando 795km.
O aviso de concorrência internacional foi publicado no Brasil e em outros países, dada à amplitude dos investimentos. Os recursos para a pavimentação e recuperação de rodovias vão vir de empréstimo junto ao BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), com contrapartida de R$ 75 milhões do Governo do Estado. O programa foi lançado em outubro do ano passado e as primeiras licitações haviam sido abertas na semana passada, quando saíram 3 editais. Hoje, foram publicados mais 3.
Ao comentar a abertura da concorrência, o secretário de Obras Edson Giroto, disse que o Estado é bem servido de malha viária, mas que as condições de tráfego são precárias. Uma das principais preocupações é com o escoamento da safra agrícola, o que, segundo o secretário, torna os produtos locais pouco competitivos.
“Temos 3.300 quilômetros de rodovias pavimentadas em péssima situação, que serão restauradas, melhoradas, todas refeitas!”, afirmou. Giiroto disse ainda que são 16 mil quilômetros de malha sem asfalto em Mato Grosso do Sul. Para o secretário, com as obras previstas no PDE, essa situação vai melhorar e o desenvolvimento poderá chegar a novas regiões. Os editais estabelecem prazo de até 540 dias corridos para a execução dos serviços, a partir da contratação da empresa.
Fonte: Campo Grande News

Falta iluminação pública em frente a Câmara


Prefeito desafia “Casa de Leis” que aprovou a Cosip
Quem foi na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Bela Vista (MS), na noite quinta (18) quase “tropeçou” ao adentrar a Casa de Leis, tudo por conta de um poste de iluminação pública localizado na entrada do poder legislativo que esta com a “luz desligada”.
A Câmara de Vereadores através da Lei número 1.173, a qual instituiu a COSIP é Contribuição para o custeio de Serviços de Iluminação Pública no município de Bela Vista no ano de 2004 aprovou a cobrança da “taxa de iluminação pública”.
Em campanha eleitoral o atual prefeito Chico Maia (PT) falou que era contra a Cosip, após assumir o cargo em janeiro de 2009 manteve a cobrança de iluminação pública dos bela-vistenses.
Apesar da Câmara de Vereadores ter pagado no mês de dezembro R$ 146 reais e R$ 85 reais de energia elétrica, a prefeitura de Bela Vista através da secretaria de Obras “afronta os vereadores” e não faz o seu papel de manutenção e conservação das luminárias. Nos bairros da cidade não é diferente, existem ruas que estão com os postes com luminárias desligadas e as únicas luzes que iluminam a rua são as luzes internas das casas.
Desperdício
Já na esquina da Rua Ariosto Silveira Lino, no bairro Espírito Santo as 8h36 de sexta (19) a luminária ainda estava ligada gerando desperdício.
A secretaria de Obras tem recebido em emissora de rádio criticas da população pela falta de manutenção nas luminárias, buracos, lixo, matagal e esgoto a céu aberto nos bairros da cidade.
Cosip
A COSIP é calculada de acordo com a faixa de consumo de energia elétrica e cobrada na fatura mensal emitida pela empresa concessionária de distribuição de energia elétrica, Enersul. Estão isentos deste tributo os contribuintes cujo consumo de energia elétrica seja inferior a 80 KWH/mês e os imóveis destinados ao uso de templos religiosos de qualquer culto.
Fonte: CIRS - Lile Corrêa*

Policia caça estuprador de sete mulheres

Um falso prestador de serviços gerais, que invade casas e estupra mulheres, vem gerando pânico em Dourados e mobilizando órgãos de segurança pública, que já estão no encalço do bandido.
A identidade dele ainda é uma incógnita para a polícia.
Segundo boletins de Ocorrência, pelo menos sete mulheres foram vítimas do criminoso. Quatro delas sofreram apenas tentativas, enquanto para as demais, houve a consumação do ato sexual forçado. Em todos os casos, denunciados na Delegacia da Mulher, o estuprador obrigava as vítimas a ficarem numa mesma posição.Ele utiliza uma faca de mesa de serrinha para intimidar e ameaçar as mulheres. Chega sempre de moto ou de carro. De acordo com a polícia, quando está de motocicleta, usa óculos escuros e capacete. Ele sempre está com uma caixa de ferramentas. Em alguns dos casos, também leva uma trena na cintura. O estuprador já agiu no Jardim Aurora, região da Vila Rosa, Santa Brígida e Rasslem.
As vítimas vão desde adolescentes a mulheres adultas.Neste final de semana a Polícia chegou a deter dois suspeitos. Eles estão presos na Delegacia do 1º Distrito Policial aguardando o desfecho das investigações. Um dos acusados cumpre pena em regime semi-aberto por crime de homicídio. Ele já foi reconhecido, por três vítimas de estupro, através da voz e porte físico.
O albergado nega as acusações; o outro também.
Fonte: Dourados Agora (Com informações de Sidnei Lemos/ Bronka)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Rio Apa sobe 4,80 metros alaga bairros e praia na fronteira


Moradores usam caiaque na Praia do Pompilio
Nas últimas 36 horas choveu certa de 150 milímetros em Bela Vista na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, fazendo com que o Rio Apa atingisse a marca dos 4,80 metros alagando a praia do Pompilio.
Na tarde quinta (18) o vereador Getulio Lino que mora nas proximidades da “praia” aproveitou para andar de “caiaque”. Ele disse que nos dias de sol “costumamos jogar bola na praia, em época de cheia só de caiaque, esperamos que pare de chover já tem muitos desabrigados”.
De acordo com Getulio Lino a maior cheia dos últimos tempos aconteceu em 1998 quando o rio Apa cobriu as traves das goleiras do futebol de areia da praia.
Na manhã desta quinta o presidente do Rotary Clube de Bela Vista, José Garibaldi da Rosa Neto mencionou a nossa reportagem que na Fazenda Boy Jaguá, o medidor pluviométrico marcou 150 milímetros.
Já na medição da casa de captação de água do SAAE – Serviço Autônomo de Águas e Esgotos, o funcionário Valterli Luis informou que o nível do rio Apa esta com 4,80 metros e subindo.
Por causa das chuvas na nascente do Rio Apa, entre elas o Rio Perdido provocou o alagamento nos dois lados da fronteira, desabrigando dezenas de ribeirinhos dos bairros Baixada Corinthiana, Baixada Fluminense e Água Doce, já no lado paraguaio da fronteira o bairro Apa é o mais atingido, além das imediações da ponte internacional.


Fonte:CIRS -Lile Corrêa*

Dupla Ney e Anderson conquista fãs na fronteira


Dupla com Sul-mato-grossense e paranaense fazem sucesso na fronteira
O locutor Edson Fernando Martins Romeiro Nunes Corrêa, que detém o recorde como "radialista com o nome mais extenso do Brasil", esta divulgando na Cidade FM 106,3 o trabalho da dupla Ney e Anderson. A dupla esta conquistando os ouvintes brasileiros e paraguaios com um repertório animado que trazem as músicas "Abusadora", "Pistoleira", "Orkut do amor". O CD conta com as participações especiais de Marco Brasil e Herança.
Ney tem 30 anos e nasceu em Naviraí (MS). Anderson tem 29 anos e é natural de Maringá (PR). A história da dupla Ney e Anderson começou a ser desenhada no ano de 2.000, na cidade de Maringá, no Paraná. Ney trabalhava com produção de vídeo, e Anderson em uma empresa do setor de transporte. Foram dois anos em bares e botecos dos bairros de Maringá.
Primeiro na periferia, e depois na região central da cidade. Em 2006, gravaram o primeiro CD, e passaram a tocar semanalmente em bares bem conhecidos, como o Aquáticos Bar e o Toa Toa. Com a abertura do Juscelino Acústico Bar, Ney e Anderson se tornaram dupla residente, se apresentando ali toda sexta-feira.
Com a gravação deste material, Ney e Anderson começaram a despontar no meio universitário através de músicas inéditas e de composições próprias de Anderson Bezerra, tais como: "É dos galinhas", "Menina fala sério", "Galera da zueira", "Melhor é te perder", "Barulho da chuva", "Linda Catarina e Abusadora". Depois de uma temporada de verão em 2002 pelo litoral catarinense, Ney e Anderson retornaram a Maringá, já com a negociação de uma parceria forte com um empresário patrocinador. Na seqüência vieram shows por todo o estado do Paraná, e a gravação do primeiro DVD ao vivo da dupla, em março de 2009, no Juscelino Acústico Bar.
Este material tem 20 composições próprias e novas músicas inéditas, reforçando esta parceria de sucesso entre o Ney e o Anderson, que já dura 5 anos como profissionais.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

“Chimarrão com Pimenta” por Lile Corrêa

A edição desta semana traz um Chimarrão com erva-mate “Carijó”, água da torneira filtrada do SAAE (Kikinho diz que é de ótima qualidade), com pimenta do reino e de fundo musical a música “Coisa Irritante” composta por João Pantaleão Gonçalves Leite e cantada pelo Grupo Os Monarcas.
Coisa Irritante
Virou tema de emissora de rádio “pop” na fronteira a música “Coisa Irritante”, a imaginação dos cantores retrata a vida como ela é: “Eu vou falar dessas coisas que além de irritar, enjoa janela, porta batendo; cachorro latindo à toa mão virada de bombacha; e mulher metida à boa; cavalo passarinheiro; boi de canga preguiçoso; gigolô de china pobre; filho de rico, bodoso; baixinho complicador e homem grande medroso”.
Candidato Mentiroso
Tem eleitor cantarolando a letra pra pressionar o “pinóquio”, só que decorou um pequeno trecho na música que diz “Candidato mentiroso, tomando conta da praça; goteira em cima da cama e fogão botando fumaça” e repete o refrão “Não tem nada e nem que tenha, deixa esse mundo girar, uns nascem pra dar prazer e outros pra incomodar”.
Monarcas
Nas coisas “irritantes” ainda cantadas pelo Grupo Monarcas estão: Carro velho sem arranque e fisgada de dor de dente, Dorminhoco roncador tirando o sono da gente; Puxa saco, dedo duro e vigarista parente; Briga de gato em telhado e mosquito no pé do ouvido; Mulher pedindo pensão pra arrebentar com o ex marido.
Ajuda ai tchê!
Os internautas e leitores podem participar da “série coisa irritante” enviando dicas e sugestões para jornalistalilecorrea@gmail.com
Guerra dágua
Folião em Ponta Porã, participando da tradicional “Guerra dágua”, queria saber quem convidou São Pedro para participar do evento este ano. Todo mundo saiu molhado!
Vai toma banho!
Gaúcho da fronteira declarou que “Bah! São Pedro se loqueou com esse montão de chuva no carnaval, Vai toma banho, tchê!”
Enquête
Da série “Dejavu” (eu já sabia) e voto (ele pode te sacanear), por sugestão de jovem eleitora, preparamos uma enquête. Responda depressa:
O que você faria com R$ 3 milhões de reais para administrar uma cidade?
(a) Melhor que o prefeito
(b) Bem melhor que o prefeito
(c) Muito melhor que o prefeito
(d) Votaria melhor da próxima vez
Bicicletinha
Jornalista ao vivo durante programa de rádio lembrou que a música “Bicicletinha” tocou muito no carnaval, enquanto isso por causa da “chuva” munícipes não conseguiam atravessar o “lamaçal” nas ruas não pavimentadas da cidade, mesmo utilizando a “magrela”. Vixi!
Memória Curta
Bajulador do “alcaide” garante que a população vai esquecer os “tropeços” do seu chefe nos dois primeiros anos, e que na reeleição ele deverá reverter a “rejeição” do chefinho, os “barnabés” apostam na memória curta do “povão”.
Provérbio
“Quando o justo governa, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme" menciona o livro de Provérbios 29,2.
Convocação
O “guapo” presidente do CIPP (Clube de Imprensa de Ponta Porã), Diovano Cezar dos Santos no uso de suas atribuições legais, convoca todos os sócios para uma reunião que acontecerá no sábado 20 de fevereiro de 2010, às 19h30 na Câmara de Vereadores de Ponta Porã (MS), para tratar assuntos de interesse da classe.
Entre eles planejar a participação na 36ª Exporã e tratar dos detalhes da viagem a Dourados no dia 27 de fevereiro de 2010.
Guinness Brasil
Recordista de acessos na internet, o site http://www.guinnessbrasil.com.br/ esta postando as matérias “mais acessadas e polêmicas” dos colegas de Imprensa.
O site leva o aval do Clube de Imprensa da Região Sudoeste (MS) e da Associação Internacional dos Recordistas (Brasil). Espia lá, tchê!